Conheça os Serviços de Portaria e Controle de Acesso
O serviços de portaria e controle de acesso possuem funções específicas na gestão do fluxo de pessoas em determinados locais, como edifícios empresariais ou condomínios residenciais, por exemplo.
Muitas empresas e condomínios
terceirizam esse serviço. Deste modo, elas podem gerar economia e ter um profissional experiente e preparado para as funções de portaria e controle de acesso.
É essencial que os serviços de portaria e controle de acesso sejam bem executados, pois, na maioria dos casos os porteiros e os controladores de acesso são as primeiras pessoas que o visitante tem contato.
Um profissional desmotivado, não uniformizado ou despreparado para a função podem gerar uma má impressão da empresa ou condomínio.
Diferenças entre Portaria e Controle de Acesso
Porteiro
As funções do porteiro e do controlador de acesso são bem parecidas, mas possuem algumas diferenças importantes que definem que tipo de profissional você precisa para atender as necessidades da sua empresa ou do seu condomínio.
O porteiro é a peça mais importante do serviço de portaria, pois, ele fica responsável por diversas funções. Abaixo estão algumas responsabilidades atribuídas ao serviço de portaria:
- Receber e distribuir a correspondência destinada aos condôminos ou inquilinos;
- Conhecer todas as normas de segurança do condomínio, ter domínio no manejo de equipamentos, fazer rondas no prédio para verificar sempre se as portas e portões estão fechadas;
- Transmitir e cumprir as ordens do zelador;
- Recebimento de correspondências, atendimento de interfone e identificação dos entregadores;
- Protocolo de entrada e saída de equipamentos para manutenção;
- Fiscalizar a entrada e saída de pessoas;
- Zelar pela ordem e respeito entre os usuários e ocupantes de unidades autônomas;
- Dar conhecimento ao zelador de todas as reclamações que ocorrerem durante a sua jornada;
Controlador de Acesso
O controlador de acesso faz a gestão do controle de acesso externo. Ele geralmente fica do lado de fora da empresa ou condomínio, identificando, orientando e encaminhando as pessoas para os lugares desejados. É ele quem solicita que o vidro do carro seja aberto para a identificação do motorista, seja ele condômino ou visitante.
Entre as funções do controlador de acesso, estão:
- Controlar o movimento de pessoal nas áreas sob sua responsabilidade;
- Controlar a entrada e saída de veículos e visitantes, sob a área de sua responsabilidade;
- Combater aglomeração de pessoas estranhas ao serviço nos locais assim determinados pela contratante;
- Cumprir as normas fornecidas pela administração, além zelar pela qualidade dos serviços, prestando informações, quando solicitadas (e não sigilosas).
A maior diferença entre as funções é que o controlador de acesso não executa nenhuma das atividades do porteiro; se por acaso surgir alguma dúvida sobre a identificação do visitante, ele destina a pessoa para um balcão onde o porteiro irá resolver a situação.
Segurança
Para aumentar os níveis de segurança da sua empresa ou condomínio é essencial que você tenha um time de
portaria e controle de acesso capacitados. Assim, a sensação de tranquilidade dentro da organização pode aumentar consideravelmente, além de agregar valor ao imóvel.
No próximo Post iremos falar sobre os benefícios de contratar uma empresa especializada em Portaria e Controle de acesso, inclusive segurança e redução de custos.
Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos síndicos, ou administradores de condomínios. Se ficou com alguma dúvida,
entre em contato conosco! Será um prazer poder te ajudar :)