A importância da Manutenção Predial

terceirização de serviços
Escolhendo a Empresa de Terceirização de Serviços
28 de outubro de 2019
benefícios manutenção predial
Benefícios da Manutenção Predial
1 de novembro de 2019

A importância da Manutenção Predial

manutenção predial
 

A importância da Manutenção Predial

A Manutenção Predial tem como objetivo cuidar e manter o funcionamento de toda a infraestrutura de um edifício, como sistemas elétricos, hidráulicos, segurança contra incêndios, comunicação entre outros.

Sabemos que para manter um edifício em bom estado, é essencial, um bom planejamento que envolva a prevenção de falhas e diminua riscos para assim manter a boa funcionalidade do mesmo.

A Manutenção Predial visa manter tudo funcionando perfeitamente, além de evitar gastos desnecessários. Afinal, manter o edifício preservado garante a segurança e gera economia, já que antecipar e resolver possíveis problemas é muito mais vantajoso e econômico do que ter que resolver um problema já estabelecido.

Em todas as frentes podemos ver a importância da manutenção predial, tanto em prédios comerciais quanto residenciais, já que nesses dois modelos os possíveis problemas são praticamente os mesmos.

manutenção predial

Quais tipos de Manutenção são necessárias?

Se pararmos para analisar, existem muitos tipos de manutenção que são necessárias para manter um edifício em perfeito funcionamento, entre elas estão: Cuidados estruturais, pintura periódica, troca de componentes de quadros elétricos, possíveis desentupimentos de canos e muitos outros detalhes.

Aqui entramos em mais um dos pontos da importância da manutenção predial, mantendo uma manutenção periódica de estrutura e pintura do edifício automaticamente deixamos o visual mais atrativo o que ajuda a valorizar ainda mais o estabelecimento.

Mas para facilitarmos o entendimento dos tipos de manutenção feitos, nós podemos separá-los em 3 categorias: manutenção preventiva, manutenção corretiva e manutenção preditiva.

Manutenção preventiva

manutenção predial

A manutenção preventiva acontece antes mesmo da necessidade de algum reparo. Ela está atrelada a algumas atividades que ajudam a conservar o bom funcionamento de um edifício.

O principais serviços realizados através da manutenção preventiva são:

  • Inspeção de instalações elétricas e hidráulicas.
  • Inspeção de áreas comuns, sistemas de segurança e equipamentos, entre outros.
  • Verificação de elevadores, instalações de gás e integridade da cobertura.

A Manutenção preventiva é vantajosa pois tem custo reduzido e aumenta a vida útil de equipamentos e instalações e também reduz possíveis riscos e acidentes.

Manutenção Corretiva

manutenção predial

A manutenção corretiva está relacionada a correção de erros e desgastes de máquinas, instalações e equipamentos. É um tipo de manutenção que é feita após uma situação problemática e por esse motivo seu custo é maior.

Os principais serviços realizados na manutenção corretiva são:

  • Consertos de vazamentos nas instalações de água
  • impermeabilização do piso depois que se detecta uma infiltração
  • reparos em rachaduras e fissuras na estrutura do prédio
  • troca de peças dos elevadores que podem ter deixado de funcionar

Na manutenção corretiva, os serviços do condomínio (como elevadores por exemplo) ficam parados e um tempo maior é necessário para a manutenção. Também é comum que precisem ser feitas comprar emergenciais de peças para o reparo, o que não favorece a procura por menores preços e acaba deixando esse tipo de manutenção com um valor mais elevado.

Manutenção Preditiva

manutenção predial

A manutenção preditiva apresenta características dos dois tipos anteriores. Ela geralmente começa com uma situação de correção e logo depois passa a avaliar regularmente os equipamentos e instalações, garantindo assim a perfeita funcionalidade. Trata-se de um tipo de manutenção predial de custo baixo e menos trabalhosa que a corretiva.

Esse tipo de manutenção envolve uma técnica que consiste em avaliar as atuais condições dos equipamentos e das instalações. Com o apoio de um bom planejamento, os técnicos recolhem dados e fazem uma análise do que está ocorrendo no edifício.

Baseados nisso os técnicos conseguem saber a real situação dos equipamentos e definir qual será a periodicidade da manutenção de um determinado equipamento ou instalação, o que ajuda a reduzir as paradas prolongadas da manutenção corretiva.

Entre as vantagens que esse tipo de manutenção oferece estão:

  • Diminuição de intervenções de correção
  • Período estimado das avaliações de equipamentos e instalações
  • Eliminação de inspeções físicas e desmontagens de máquinas
  • Garantia de maior confiança nos equipamentos
  • Aumento de vida útil de equipamentos e instalações
  • Custos mais baixos

Você gostou desse conteúdo? Ainda tem alguma dúvida sobre a importância da manutenção predial? Comente abaixo, nós ficaremos felizes em te ajudar :)
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat