Gestão de Facilities: Uma atividade em expansão

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Gestão de Facilities: Uma atividade em expansão

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Entenda o porquê do crescimento e valorização da chamada Gestão de Facilities, que vem ganhando destaque e respeito no mercado, independente do segmento de atuação.

Estudos realizados no setor de Facilities revelam um mercado em ascensão, sendo estimada uma taxa de crescimento de 9% ao ano em países das Américas, Europa e Oceania. Esse aumento ocorre devido à alta demanda atual por serviços terceirizados de limpeza, portaria, manutenção, entre muitos outros.

Além disso, essa atividade está presente desde empresas pequenas até as grandes multinacionais, permeando em todo o mercado: Agricultura, Indústria, Logística, Comércio (Shoppings), Instituições (Financeiras e de Ensino), Serviços (Hotéis, Hospitais, Restaurantes, Estádios, entre outros).

O que é Gestão de Facilities?

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A Gestão de Facilities consiste na administração de serviços que sustentam uma organização, traçando e implementando estratégias para atividades que podem, ou não, estar dentre os principais objetivos da empresa. Com isso, o profissional de Facilities otimiza os processos a serem executados, buscando trazer resultados cada vez melhores à empresa.

Dessa forma, ao abordar o termo terceirização de Facilities, entende-se que empresas especializadas nesses tipos de serviços se tornam responsáveis pela gestão das atividades de Facilities da empresa contratante.

Instituições dos mais variados tamanhos, bem como, hospitais, escolas, indústrias e condomínios, tendem a apresentar demandas crescentes pela terceirização de Facilities, podendo, ou não, contratar mais de uma opção desses serviços.

Veja os motivos da alta expansão da Gestão de Facilities

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Entre as razões que levaram a alta expansão da gestão de facilities no Brasil e no mundo, está uma divergência que ocorreu em escala global:

demandas cada vez mais altas de mão de obra voltadas, à princípio, para limpeza e segurança; X a baixa oferta de mão de obra para tais serviços, com qualidade cada vez mais escassa;

A fim de manter suas sedes em funcionamento tendo setor de serviços estruturado e com índice zero de turnover, empresas suscitaram as primeiras demandas do serviço de gestão de facilities.

Foram protagonistas destas demandas os grandes conglomerados empresariais, empresas de grande porte com muitos funcionários e filiais, shoppings centers e multinacionais com muitas unidades em território nacional.

O crescimento da Gestão de facilities no Brasil

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Embora o surgimento do setor de Facilities tenha crescido em pouco tempo, já é possível prever mais crescimento em 2020.

Esse resultado advém do fato de que as empresas de Facilities promovem redução de custos, agilidade, entrega de serviços mais eficazes e  aumento de produtividade e inovação.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Facilities, ABRAFAC, a área já se configura como a segunda maior linha de investimentos das empresas brasileiras.

Para o presidente, a demanda é muita grande. O crescimento do setor se faz por se tratar de uma oferta com ampla demanda, pois conta com serviços de suporte essenciais para a boa gestão de negócios e, consequentemente, do número grande de profissionais, uma vez que a área de atuação pode se dar em edifícios de grandes corporações, em hotéis, shopping centers, edifícios comerciais, condomínios, aeroportos, hospitais, indústrias e instituições de ensino.

A gestão de Facilities pode ser uma boa estratégia para a minha empresa?

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A centralização dessa gestão pode gerar inúmeros benefícios para as empresas que contratam esses serviços e, consequentemente, para seus gestores. Porém, a instituição deve ter em mente a estratégia que deseja traçar.

Uma gestão de facilities bem-sucedida e bem organizada pode aumentar a lucratividade, melhorar a produtividade, reduzir os riscos dos negócios, aumentar a competitividade e permitir que as empresas concentrem seus esforços dentro do core business e das principais vantagens competitivas.

Na maioria das vezes, as atividades que irão garantir o bom funcionamento da sua empresa, são terceirizadas para fornecedores especializados e com experiência com processos de negócios que não estão diretamente ligados ao coração da sua empresa, como: Limpeza, recepção, controle de acesso, copa, recursos humanos e até mesmo algumas funções administrativas.

Naturalmente, o conhecimento e a expertise na execução de determinadas tarefas resultam em uma saída com melhor qualidade, além de conclusões mais direcionadas, rápidas e eficientes. [rock-convert-pdf id="276"]

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