Limpeza de Eventos: Tudo que você precisa saber

portaria de condomínio
Portaria de Condomínio: Qual a melhor forma de contratação?
9 de julho de 2020
terceirização de serviços
Terceirização de Serviços: tudo o que você precisa saber
29 de julho de 2020

Limpeza de Eventos: Tudo que você precisa saber

limpeza de eventos
 

Descubra no artigo de hoje como funciona a limpeza de eventos;

Para a realização de um evento, seja de pequeno ou de grande porte, é imprescindível que o ambiente seja limpo e higienizado. Para isso, a organização deve atentar-se com as variadas demandas da limpeza, a qual ocorre antes, durante e depois do evento.

Para fazer isso, é necessário um planejamento, para definir uma equipe de limpeza, saber quais materiais de limpeza utilizar e em qual quantidade.

Também é importante saber o tamanho da estrutura e o número de convidados, entre muitos outros detalhes.

Pensando nisso, separamos um guia que irá ajudar você a saber tudo que precisa ser desempenhado nesse processo. Inclusive, algumas dicas para que a limpeza seja feita com sucesso e dentro do exigido pelas normas sanitárias.

A importância da Limpeza de Eventos

limpeza de eventos

Um ambiente limpo é o mínimo exigido para que os convidados sintam-se confortáveis no evento. Uma vez que terá banheiros frequentados por um grande número de pessoas, poderá também haver comida e bebida servida, o que requer limpeza de utensílios, enquanto os salões também devem estar bem limpos e organizados.

Se houver lixos, restos de comida, banheiro sujo, chão com alguma coisa derramada, papéis soltos e odores ruins, o evento pode ser um desastre!

Os convidados não vão sentir-se bem recebidos e provavelmente esse ponto irá ser relevante nos comentários posteriores ao evento.

Inclusive, para evitar a propagação de bactérias e germes que podem rapidamente se desenvolver no local e causar danos futuros. Uma boa limpeza é uma garantia de segurança e cuidado no seu evento.

Portanto, a limpeza é a base para uma boa festa, show, workshop, feira ou qualquer outro evento. Garantindo um ambiente agradável para todos os participantes.

Como fazer a limpeza de eventos

limpeza de eventos

É preciso planejar bem e ter uma equipe que fará a limpeza geral e específica, bem como alguém para direcioná-los. Para isso, será necessário conhecer o local e definir os setores e atividades de cada um. Garantir limpeza de banheiros, do salão principal, cozinha, entre outros setores.

Confira tudo que envolve o processo de limpeza:

  • Conhecer a estrutura e demanda:

Para começar é preciso conhecer o local em que o evento será realizado. Portanto, conferir a estrutura e saber se está tudo funcionando bem, qual o tamanho desse local e também o número de pessoas que serão convidadas.

Isso será necessário para estabelecer quantos colaboradores serão precisos, assim irá garantir a limpeza e também a quantidade de material necessário.

  • Funcionamento da estrutura:

Verifique se os banheiros apresentam um bom funcionamento, tanto as descargas quanto as torneiras e todos os suportes de papel e sabonete.

Deve conferir se não há nada entupido, pias e ralos, isso também serve para a cozinha e demais ambientes em que envolva o evento. E, se for preciso, deve ser realizada uma manutenção.

  • Conhecer o cronograma:

Também é necessário saber os horários estabelecidos para realização das variadas atividades. Saber em que momento será servido o buffet, se é um evento com intervalos, comemoração com bebidas, etc. Uma vez que a equipe precisará agir com maior frequência durante algumas ocasiões.

  • Planejar:

Definir o número de pessoas que serão necessárias para realizar a limpeza, o recomendado é uma pessoa para cada 600m². Além disso, também estabelecer a quantidade de materiais como papel higiênico, papel toalha, desinfetantes, água sanitária, detergentes, vassouras, entre outros.

  • Direcionar e organizar a equipe de limpeza:

Saber quantos e quais colaboradores vão ficar responsáveis pelos banheiros, para a cozinha e no local onde será servido a comida e demais atividades que o evento exigirá.

4 dicas para uma ótima limpeza de eventos

limpeza patrimonial

  • Equipe de profissionais

A melhor maneira de garantir que tudo ocorra bem e sem imprevistos é ter uma ótima equipe de limpeza. A qual deve ter experiência para atender as demandas de uma boa higiene.

Eles saberão como realizar as tarefas com agilidade e precisão. Vão conseguir determinar os produtos necessários para cada limpeza e como manter tudo organizado.

  • Antes do evento

Garantir que tudo esteja funcionando e realizar uma limpeza completa no ambiente. Esterilizar tudo com bons desinfetantes e detergentes. Tanto a limpeza no chão e banheiros e, inclusive os utensílios que serão utilizados, como pratos, copos e talheres.

Também repor papel higiênico, toalhas, sabonete e sacos de lixo para lixeiras. É importante também manter tudo bem posicionado, os materiais necessários para limpeza e reposição, que estejam em um lugar de fácil acesso.

Além de tudo, deixar um aroma agradável no ambiente, principalmente em banheiros.

  • Durante a realização do evento

Enquanto o evento ocorre, a equipe deve estar disposta para realizar todas as tarefas que serão precisas, organizando o ambiente para que não fique nada bagunçado e sujo.

Os profissionais responsáveis pelo banheiro devem retirar lixos, repor o material faltante, limpar vasos, pias e o chão. Na cozinha devem lavar os utensílios que vão sendo utilizados e garantir que tudo esteja esterilizado.

Enquanto no próprio local do evento ou salão principal deve ter uma equipe para verificar restos de comidas e demais lixos que podem cair no chão ou ficar sobre as mesas. Se houver uma área externa também devem ter profissionais dispostos. Nesta área é comum as pessoas descartarem o lixo no chão.

Se algum local estiver molhado ou algo for derramado pelo chão deve usar placas de sinalização para que evite acidentes. E, claro, deve ser secado rapidamente.

  • Depois do evento

Finalizado o evento, agora a equipe deve fazer uma limpeza geral em todos os locais ocupados, desinfetando tudo e organizando o espaço. O lixo deve ser recolhido, é importante separar o lixo orgânico do lixo reciclável e ser depositado em local adequado.

Não pode haver nada de dejetos pelo ambiente e tudo deve ser esterilizado com os produtos recomendados, tanto as louças, a cozinha, o piso, todos os banheiros e também a área externa utilizada.

Vale a pena contratar uma equipe de limpeza de eventos?

empresa de terceirização em são paulo

Como percebemos, a realização de uma boa limpeza de evento exige uma variedade de tarefas e um planejamento minucioso para que ela ocorra bem.

Para garantir isso, a experiência é a melhor aliada, então considere contratar uma equipe qualificada para a limpeza de eventos. A qual oferece as seguintes vantagens:

  • Qualificação: Os profissionais que realizam essa tarefa são qualificados, especializados e bem treinados. Portanto, eles estarão dispostos e já sabem o que é preciso fazer. Também vão estar identificados, demonstrando o profissionalismo na organização do evento.
  • Materiais e equipamentos: As empresas que prestam o serviço possuem os produtos corretos para a limpeza, evitando o desperdício e o uso indevido, que pode até causar danos na estrutura. Elas também contam com equipamentos de EPI e sinalizadores de piso molhado, o que evita acidentes.
  • Planejamento: Esse é o ponto chave para garantir uma boa limpeza em seu evento. Portanto, os profissionais qualificados fazem uma listagem para saber tudo que é preciso antes que o evento aconteça e podem direcionar a equipe corretamente.
  • Evitar imprevistos: Tudo pode acontecer durante o evento, inclusive algo que jamais foi imaginado. Os profissionais de limpeza podem evitar os imprevistos ou, se eles acontecerem, saberão exatamente o que fazer para restabelecer a ordem.
  • Experiência: Nada melhor contar com o apoio de quem já realizou uma organização de limpeza em eventos. Assim é garantido que tudo saia de maneira perfeita, impecável e com segurança.

A segurança da equipe de limpeza de eventos

limpeza profissinal pandemia

É muito importante que a equipe tenha supervisores, principalmente para verificar se todos estão usando os equipamentos de proteção individual (EPI´s), como avental, bota impermeável, luvas, máscaras, óculos e etc.

É importante se preocupar com a segurança da equipe para não ocorrer nenhum imprevisto ou acidente de trabalho durante o evento.

Conclusão

A sugestão para o sucesso do seu evento, comemoração, cerimônia, feira, congresso ou workshop é procurar por uma empresa que atenda todos esses serviços com qualidade e reconhecimento no mercado, como a Canal Service que oferece o serviço de limpeza de eventos com reciclagem e destinação dos resíduos, controle de acesso e carregadores.

Portanto, se você está procurando qualidade, técnica e segurança nos serviços para o seu evento? Conte com mais de 15 anos de tradição.

A Canal Service disponibiliza um Departamento específico para atendimento, de serviços para grandes, médios  e pequenos eventos.

Contamos com toda a estrutura de equipamentos necessários para limpeza e asseio de grandes estruturas em estádios de futebol, centros de exposições e arenas de eventos.

Entre em contato conosco e peça um orçamento personalizado para sua necessidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat