Descubra no artigo de hoje como funciona a limpeza de eventos;
Para a realização de um evento, seja de pequeno ou de grande porte, é imprescindível que o ambiente seja limpo e higienizado. Para isso, a organização deve atentar-se com as variadas demandas da limpeza, a qual ocorre antes, durante e depois do evento.
Para fazer isso, é necessário um planejamento, para definir uma equipe de limpeza, saber quais materiais de limpeza utilizar e em qual quantidade.
Também é importante saber o tamanho da estrutura e o número de convidados, entre muitos outros detalhes.
Pensando nisso, separamos um guia que irá ajudar você a saber tudo que precisa ser desempenhado nesse processo. Inclusive, algumas dicas para que a limpeza seja feita com sucesso e dentro do exigido pelas normas sanitárias.
Um ambiente limpo é o mínimo exigido para que os convidados sintam-se confortáveis no evento. Uma vez que terá banheiros frequentados por um grande número de pessoas, poderá também haver comida e bebida servida, o que requer limpeza de utensílios, enquanto os salões também devem estar bem limpos e organizados.
Se houver lixos, restos de comida, banheiro sujo, chão com alguma coisa derramada, papéis soltos e odores ruins, o evento pode ser um desastre!
Os convidados não vão sentir-se bem recebidos e provavelmente esse ponto irá ser relevante nos comentários posteriores ao evento.
Inclusive, para evitar a propagação de bactérias e germes que podem rapidamente se desenvolver no local e causar danos futuros. Uma boa limpeza é uma garantia de segurança e cuidado no seu evento.
Portanto, a limpeza é a base para uma boa festa, show, workshop, feira ou qualquer outro evento. Garantindo um ambiente agradável para todos os participantes.
É preciso planejar bem e ter uma equipe que fará a limpeza geral e específica, bem como alguém para direcioná-los. Para isso, será necessário conhecer o local e definir os setores e atividades de cada um. Garantir limpeza de banheiros, do salão principal, cozinha, entre outros setores.
Para começar é preciso conhecer o local em que o evento será realizado. Portanto, conferir a estrutura e saber se está tudo funcionando bem, qual o tamanho desse local e também o número de pessoas que serão convidadas.
Isso será necessário para estabelecer quantos colaboradores serão precisos, assim irá garantir a limpeza e também a quantidade de material necessário.
Verifique se os banheiros apresentam um bom funcionamento, tanto as descargas quanto as torneiras e todos os suportes de papel e sabonete.
Deve conferir se não há nada entupido, pias e ralos, isso também serve para a cozinha e demais ambientes em que envolva o evento. E, se for preciso, deve ser realizada uma manutenção.
Também é necessário saber os horários estabelecidos para realização das variadas atividades. Saber em que momento será servido o buffet, se é um evento com intervalos, comemoração com bebidas, etc. Uma vez que a equipe precisará agir com maior frequência durante algumas ocasiões.
Definir o número de pessoas que serão necessárias para realizar a limpeza, o recomendado é uma pessoa para cada 600m². Além disso, também estabelecer a quantidade de materiais como papel higiênico, papel toalha, desinfetantes, água sanitária, detergentes, vassouras, entre outros.
Saber quantos e quais colaboradores vão ficar responsáveis pelos banheiros, para a cozinha e no local onde será servido a comida e demais atividades que o evento exigirá.
A melhor maneira de garantir que tudo ocorra bem e sem imprevistos é ter uma ótima equipe de limpeza. A qual deve ter experiência para atender as demandas de uma boa higiene.
Eles saberão como realizar as tarefas com agilidade e precisão. Vão conseguir determinar os produtos necessários para cada limpeza e como manter tudo organizado.
Garantir que tudo esteja funcionando e realizar uma limpeza completa no ambiente. Esterilizar tudo com bons desinfetantes e detergentes. Tanto a limpeza no chão e banheiros e, inclusive os utensílios que serão utilizados, como pratos, copos e talheres.
Também repor papel higiênico, toalhas, sabonete e sacos de lixo para lixeiras. É importante também manter tudo bem posicionado, os materiais necessários para limpeza e reposição, que estejam em um lugar de fácil acesso.
Além de tudo, deixar um aroma agradável no ambiente, principalmente em banheiros.
Enquanto o evento ocorre, a equipe deve estar disposta para realizar todas as tarefas que serão precisas, organizando o ambiente para que não fique nada bagunçado e sujo.
Os profissionais responsáveis pelo banheiro devem retirar lixos, repor o material faltante, limpar vasos, pias e o chão. Na cozinha devem lavar os utensílios que vão sendo utilizados e garantir que tudo esteja esterilizado.
Enquanto no próprio local do evento ou salão principal deve ter uma equipe para verificar restos de comidas e demais lixos que podem cair no chão ou ficar sobre as mesas. Se houver uma área externa também devem ter profissionais dispostos. Nesta área é comum as pessoas descartarem o lixo no chão.
Se algum local estiver molhado ou algo for derramado pelo chão deve usar placas de sinalização para que evite acidentes. E, claro, deve ser secado rapidamente.
Finalizado o evento, agora a equipe deve fazer uma limpeza geral em todos os locais ocupados, desinfetando tudo e organizando o espaço. O lixo deve ser recolhido, é importante separar o lixo orgânico do lixo reciclável e ser depositado em local adequado.
Não pode haver nada de dejetos pelo ambiente e tudo deve ser esterilizado com os produtos recomendados, tanto as louças, a cozinha, o piso, todos os banheiros e também a área externa utilizada.
Como percebemos, a realização de uma boa limpeza de evento exige uma variedade de tarefas e um planejamento minucioso para que ela ocorra bem.
Para garantir isso, a experiência é a melhor aliada, então considere contratar uma equipe qualificada para a limpeza de eventos. A qual oferece as seguintes vantagens:
É muito importante que a equipe tenha supervisores, principalmente para verificar se todos estão usando os equipamentos de proteção individual (EPI´s), como avental, bota impermeável, luvas, máscaras, óculos e etc.
É importante se preocupar com a segurança da equipe para não ocorrer nenhum imprevisto ou acidente de trabalho durante o evento.
A sugestão para o sucesso do seu evento, comemoração, cerimônia, feira, congresso ou workshop é procurar por uma empresa que atenda todos esses serviços com qualidade e reconhecimento no mercado, como a Canal Service que oferece o serviço de limpeza de eventos com reciclagem e destinação dos resíduos, controle de acesso e carregadores.
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