Portaria de Condomínio: Qual a melhor forma de contratação?

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Portaria de Condomínio: Qual a melhor forma de contratação?

portaria de condomínio
 

Descubra no artigo de hoje qual é a melhor forma de contratação para a portaria de condomínio!

Administrar uma portaria de condomínio não é tão simples quanto parece. Em alguns lugares, erros muito comuns são facilmente observados.

Quer alguns exemplos? Os mais comuns são: carros e pessoas com entrada e saída sem verificação, recebimento de cartas e encomendas sendo função do porteiro, condôminos precisando de uma ajudinha aqui e acolá, portaria vazia e em alguns casos, um porteiro que passa mais tempo no celular e fumando do que atento ao seu trabalho.

Todas essas situações são problemas graves. Afinal de contas, a portaria é um local que requer uma atenção especial e um trabalho que segue as regras a risca. Se não existem regras, não existe ordem. E se não existe ordem, existem reclamações e moradores insatisfeitos.

É claro que ter uma boa portaria de condomínio pode ser um desafio e tanto, mas não é impossível. No artigo de hoje, você vai descobrir a melhor forma de contratação e cuidados com a portaria do seu condomínio.

O que é portaria de condomínio?

terceirização de serviços

A portaria de um condomínio, vez ou outra também referida como recepção, é o local principal e um dos mais importantes de um condomínio. Afinal de contas, é a maior representação de segurança para os condôminos, pois é o local por onde os moradores precisam passar para adentrar no condomínio.

Além disso, também é o local por onde passam visitantes e prestadores de serviços licenciados, avisados previamente, para concluir ou corrigir algum serviço dos condôminos.

Entregadores dos correios e demais entregadores também precisam passar pela portaria de condomínio para que possam entrar em contato com qualquer um dos moradores.

Em geral, a portaria também é o local de estada do porteiro, uma peça chave e o principal profissional e grande responsável pela ordem e segurança do condomínio.

Atualmente, a portaria de condomínio pode ser dividida em três grupos: Portaria convencional, portaria remota e portaria terceirizada.

Tipos de portaria de condomínio

terceirização de portaria

Portaria convencional

A portaria convencional, como o nome já sugere, é a portaria onde há um porteiro contratado pelo síndico ou gestor. Sendo assim, é de responsabilidade do contratante todos os problemas, erros de segurança e até mesmo processos trabalhistas

Nas divisões da portaria de condomínio existe também a portaria remota, funcionando de uma maneira completamente diferente das demais.

Portaria remota

Enquanto a portaria convencional e a terceirizada trabalha com um porteiro presente, a portaria remota não trabalha dessa forma. Tudo é inteiramente online, funcionando através de gerenciamento à longa distância e controle de acesso através de câmeras de segurança.

Entretanto, não são todos os condomínios que conseguem lidar com a portaria remota, já que alguns condôminos se sentem profundamente incomodados e inseguros com a ausência de um porteiro.

Portaria terceirizada

Por último, mas não menos importante, existe também a portaria de condomínio terceirizada. Apesar de ser muito parecida com uma portaria convencional, pois possui um porteiro exercendo presencialmente sua função, a portaria terceirizada é uma das opções mais viáveis e econômicas.

Afinal, as responsabilidades que antes seriam do síndico ou gestor do condomínio, passam a ser responsabilidade da empresa responsável pela terceirização.

Qual a função de uma portaria de condomínio?

terceirizar portaria e controle de acesso

Como dito anteriormente, a portaria de um condomínio é um lugar essencial, importante e precisa ser seguro. A portaria é praticamente o coração do condomínio, onde tudo precisa estar sempre nos conformes.

Por ser um local de movimento, seja de carros de visitantes, de condôminos, de entregadores ou de prestadores de serviços licenciados, a movimentação e agitação do dia a dia são frequentes.

Sendo assim, é importante que a atenção e os cuidados sejam redobrados, a fim de garantir a segurança e conforto dos condôminos.

Por essa razão, a falta dos procedimentos de segurança, de normas e regras, podem se tornar um problema complexo, afetando de forma negativa o tempo de trabalho dos porteiros e consequentemente, os aspectos que precisam estar em ordem para que a portaria de condomínio seja segura.

O porteiro de condomínio

portaria de condomínio

Ter um porteiro é confiar em uma pessoa importante, confiar em entregar uma grande responsabilidade para alguém. Afinal, uma das funções de uma portaria de condomínio é manter seus condôminos seguros e tranquilos.

Entretanto, apesar de passar quase despercebido pela maioria das pessoas, o porteiro não é só a pessoa que checa quem pode ou não entrar. Afinal, sua vida está sempre em risco, pois diante de uma tentativa de assalto, o porteiro passa a ser o principal alvo.

Em razão disso, esse profissional precisa estar preparado para o pior, saber como agir e reagir em casos de perigo, sendo eles assaltos, ameaças e até mesmo incêndio.

Por isso, a função da portaria de condomínio vai muito além de simplesmente ser o local onde se recepcionam os condôminos e seus visitantes.

Contratar porteiros ou terceirizar a portaria de condomínio?

portaria de condomínio

A portaria de condomínio é um setor que, acima de tudo, zela pela segurança. Por isso, existem muitos pontos que precisam ser levados em consideração. Já que além de segurança, também precisa lidar com condôminos, visitantes e outras pessoas que podem ou não entrar no condomínio.

Por isso, a terceirização da portaria de condomínio tornou-se um verdadeiro dilema para o síndico. Qual das opções é realmente a melhor?

Optar por uma terceirização ou seus próprios funcionários? Não existe uma unanimidade com relação a isso. Mas, levando em consideração o tempo e dinheiro gastos para obter um excelente profissional para um cargo tão importante, fica claro que a terceirização é a melhor e mais econômica alternativa.

Para exercer a vaga de porteiro, é preciso que o profissional saiba lidar com o atendimento ao público. Ele também precisa ter o ensino médio completo, assim como ser comunicativo, educado, atencioso e respeitoso.

O porteiro também precisa ter certificados que comprovem especializações em cursos para a função, além de ter pelo menos 2 anos de experiência e entender a importância de seu cargo.

Além de não ter antecedentes criminais, é necessário saber o motivo do desligamento do serviço anterior. E claro, o profissional precisa ter o perfil adequado para exercer a função.

Vantagens da terceirização da portaria de condomínio

Com a terceirização, existe a certeza de profissionais que não são apenas qualificados, mas também treinados e capacitados.

Além de serem profissionais previamente encaixados no perfil, ainda existem outras vantagens na terceirização, como por exemplo: Redução de custos, qualidade dos serviços prestados, segurança e principalmente prontidão.

A popularidade da terceirização de serviços está crescendo cada vez mais rápido, principalmente após as mudanças trabalhistas, mas para que as vantagens sejam realmente vistas é preciso que se escolha uma empresa profissional e de qualidade.

Afinal de contas, uma boa portaria de condomínio significa segurança para os condôminos.

Por isso, se você está interessado em terceirizar a portaria do seu condomínio, busque por empresas sérias e experientes no ramo, como a Canal Service, por exemplo.

E caso esteja interessado em nosso serviço, entre em contato conosco para que possamos te ajudar!

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