Serviços de Jardinagem: Qual a Melhor Forma de Contratação?

paisagismo jardinagem
Paisagismo e Jardinagem: Qual a diferença?
24 de novembro de 2019
terceirizar os serviços de jardinagem
Por que Terceirizar os Serviços de Jardinagem
28 de novembro de 2019

Serviços de Jardinagem: Qual a Melhor Forma de Contratação?

serviços de jardinagem
 

Serviços de Jardinagem: Qual a Melhor Forma de Contratação?

Você síndico de condomínio ou responsável pelo zelo da empresa, já viu como está o seu jardim hoje? Quem está cuidando da área verde? Já pensou em resolver esta situação mas não sabe qual o tipo de contratação fazer para os serviços de jardinagem? Então você não pode deixar de acompanhar esta leitura para entender tudo sobre esse assunto.

Contratar um jardineiro fixo, um prestador de serviço ou empresa terceirizada? Você vai entender qual é a melhor alternativa para o seu condomínio ou empreendimento, conhecer as vantagens e desvantagens de cada modalidade de contrato e decidir pela melhor escolha, confira.

Contratação direta



A contratação direta para os serviços de jardinagem é uma opção para empresas ou condomínios que possui um jardim extenso que exige uma série de cuidados diários, no entanto existe algumas considerações antes decidir por esta opção.

Desvantagens

O jardim e as áreas verdes do condomínio ou empreendimento precisam mesmo de alguém acompanhado todos os dias? Porque se não for o caso, você corre o risco de contratar um funcionário que vai passar a maior parte do seu tempo ocioso, e o pior se ele decidir ocupar este tempo ajudando em alguma outra área por exemplo, pode até ser caracterizado acúmulo de função e acarretar uma indenização trabalhista, ninguém quer isso não é?

Então ter um funcionário parado a maior parte do tempo é desperdício de dinheiro, correto? E ainda tem alguns agravantes, pois você (O seu condomínio ou empresa) terá que comprar todos os equipamentos necessários para o trabalho e principalmente de segurança para este trabalhador, o que gera ainda mais custos, não concorda?

Vantagem

A única maneira desta contratação ser vantajosa seria uma grande demanda de serviço e já ter disponibilizado todos os equipamentos necessários tal como um controle de almoxarifado para repor as ferramentas que faltarem ou estragarem. No entanto como vai ficar as áreas verdes quando este funcionário entrar em férias ou precisar de atestado?

Prestador de serviço autônomo



Uma segunda opção para solucionar os serviços de jardinagem é a contratação de um prestador de serviço autônomo, uma pessoa especialista que trabalhe com CNPJ, já tenha todos os equipamentos e possa atender sempre que preciso.

A vantagem desta contratação de serviços de jardinagem é que ela pode ser frequente ou pontual, ou seja, caso a sua área verde seja mais discreta e o trabalho seja pequeno com pouco serviço de jardim, em alguns casos somente uma grama para cortar, basta chamá-lo quando há necessidade.

Entretanto se for preciso que este prestador de serviços de jardinagem autônomo precise ir até o seu condomínio ou empreendimento com uma frequência igual ou superior a 3 vezes na semana, você corre um grande risco, isso porque pode ser caracterizado vínculo empregatício e você sofrer um processo trabalhista por não tê-lo registrado dentro das normas da CLT.

Terceirização de serviços de jardinagem



Contratar um empresa de terceirização para o serviço de jardinagem é uma alternativa bem viável. A primeira coisa a se considerar é que você não corre nenhum risco de um processo trabalhista, o que já é um grande ponto positivo, não concorda? Além disso você não precisa ter os equipamentos para o trabalho, ao contrário uma empresa terceirizada oferece tudo e muito mais.

Custos Reduzidos

O custo é menor que contratar um funcionário, pois você pode fazer um contrato com pagamento fixo mensal, ou variável dependendo das suas necessidades, também não precisa de preocupar com a qualificação dos serviços, pois as empresas de terceirização de serviços de jardinagem, treinam e qualificam os funcionários.

Serviços mais completos

E por fim os serviços são muito mais completos, pois uma empresa terceirizada não vai somente manter e preservar o que já existe, mas fará plantios, poderá criar tecnologias de irrigação, se for o caso, desenvolver novidades nos jardins, fazer o controle de pragas, e manter toda a área verde conservada e bonita.

Como vimos, se você tem um condomínio ou empreendimento com área verde de tamanho médio a grande, o melhor custo benefício para a contratação de serviços de jardinagem é uma empresa terceirizada. No entanto tome alguns cuidados, analise a empresa, conheça seus clientes e principalmente leia o contrato com atenção, com estas cautelas tomadas, mantenha seu jardim sempre bonito, limpo e conservado.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat