Terceirização de Portaria, será que vale a pena?
Será que vale a pena terceirizar o serviço de portaria do seu condomínio? Seja ele empresarial ou residencial. Ou será que contratar funcionários ainda é a melhor opção?
Essa é uma dúvida muito comum entre os síndicos que precisam tomar uma decisão na hora de montar sua equipe de
portaria e controle de acesso. Nesta hora é preciso avaliar o que é melhor para a segurança dos condôminos e para o caixa do condomínio.
Apesar de muitos síndicos ainda oferecerem resistência, a terceirização de portaria vem se mostrando a alternativa mais eficiente em relação ao custo X benefício.
Além da segurança, a terceirização de portaria traz outros diversos benefícios que iremos mostrar neste conteúdo. Veja alguns deles:
Mão de obra qualificada
A contratação de uma empresa especializada nos serviços de portaria e controle de acesso garante uma mão de obra mais qualificada. Pois o síndico não precisa se preocupar com as competências dos porteiros na hora da contratação, porque essa função fica por conta da empresa terceirizada e de sua equipe de recrutamento e seleção.
Isso acaba com a desconfiança que você pode ter em relação aos porteiros contratados, e, se houver qualquer complicação com um dos funcionários terceirizados, basta entrar em contato com a empresa para solicitar a substituição do profissional.
Segurança
Um dos maiores benefícios de terceirizar o serviço de portaria e confiá-la a uma mão de obra qualificada é o aumento da segurança em todo o condomínio.
Ao contar com profissionais qualificados tomando conta da portaria do seu condomínio, as chances de falhas são reduzidas consideravelmente e toda a estrutura tende a funcionar da melhor forma.
Redução de Custos
A contratação de funcionários para trabalhar na portaria requer que o condomínio lide com diversos aspectos trabalhistas, como os
encargos que incidem sobre a contratação de um funcionário, por exemplo.
Ao terceirizar os serviços de portaria esses encargos deixam de ser responsabilidade do condomínio e passa a ser de responsabilidade da empresa terceirizada.
Contratar uma empresa de terceirização de portaria funciona da seguinte forma: é definido um valor pela sua prestação e é isso que o condomínio irá pagar – ou seja, não existe um envolvimento com o recolhimento dos encargos trabalhistas dos funcionários.
Gestão de Pessoas
Outra grande vantagem ao terceirizar o serviço de portaria é ficar dispensado de gerenciar os profissionais. Nada de combinar folgas, agendar férias ou orientar sobre todas as atribuições que eles devem realizar. Tudo isso é de responsabilidade da empresa contratada. Isso significa mais tempo para dedicar a outras atividades sem precisar se preocupar com a qualidade do serviço prestado na portaria do condomínio.
Conclusão
Lidar diretamente com os funcionários pode ser uma tarefa bem estressante para o síndico. É preciso gerenciar todos os turnos e encontrar formas para que a sua portaria esteja sempre protegida.
Terceirizar os serviços de portaria acaba com essas situações. O condomínio passa a ter sempre um porteiro à disposição e a responsabilidade de que isso aconteça fica por conta da empresa terceirizada.
Todas essas questões que poderiam se tornar uma dor de cabeça para o síndico são resolvidas pela empresa de terceirização de portaria.
Gostou do conteúdo? No próximo post iremos falar sobre os cuidados antes de fechar contrato com a empresa de terceirização.