Terceirização de Serviços para Condomínios

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Terceirização de Serviços para Condomínios

terceirização de serviços para condomínios
 
A terceirização de serviços para condomínios pode ser de grande ajuda para o síndico. Basicamente, a empresa contratada oferecerá empregados para diversas funções, como portaria, limpeza, conservação, jardinagem, vigilância, entre outras.

É ela quem monta a escala de trabalho, treina os funcionários, repõe faltas e arca com os débitos trabalhistas e previdenciários. Em troca, o condomínio paga uma taxa mensal à empresa.

Muitos síndicos buscam na terceirização uma forma de economizar no final do mês. Além de econômica — os condomínios podem conseguir até 30% de redução nos gastos —, essa alternativa é viável porque garante que alguns serviços sejam realizados por empresas especializadas naquele tipo de serviço.

Como funciona a terceirização de serviços para condomínios?

terceirização de serviços para condomínios

Como já vimos, a empresa terceirizada oferece funcionários para diversas funções do condomínio. A empresa fica responsável também por montar a escala de trabalho, treinar os colaboradores e também por repor qualquer funcionário que por ventura venha a faltar.

O condomínio paga uma taxa mensal à empresa e a mesma deve pagar não apenas o salário dos funcionários, mas também as horas extras e todos os impostos e encargos.

Veja algumas das responsabilidades da empresa terceirizada

  • Oferecer funcionários capacitados para as funções
  • Não deixar o condomínio sem funcionários
  • Desenvolver uma escala inteligente e econômica
  • Treinar os colaboradores para as devidas funções
  • Prover equipamentos de trabalho adequados e modernos
  • Cumprir com o que foi acordado em contrato
  • Oferecer direcionamento para os funcionários
  • Trocar os funcionários que não estejam atendendo as necessidades do condomínio

Vale a pena terceirizar os serviços do condomínio?

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Terceirizar a mão de obra de um condomínio é uma decisão que precisa ser bem avaliada. Entregar os principais serviços do condomínio  para uma empresa especializada tem seus prós e contras. A gestão de condomínios deve ficar bastante atenta a todos os lados envolvidos na questão e dividir a responsabilidade pela decisão com todos os condôminos.

No Brasil, esta prática tem se tornado cada vez mais comum por conta das diversas situações problemáticas envolvendo a substituição de funcionários contratados nos dias de faltas ou períodos de afastamento, acompanhamento das demandas, supervisão do dia a dia, aumentos de salário, advertências e controle de horários, por exemplo. Mas além disso, existem outros motivos que fazem a terceirização valer a pena. Veja:

Vantagens da terceirização de serviços para condomínios

terceirização de serviços para condomínios

Hoje em dia, os síndicos não conseguem mais disponibilizar o tempo necessário para essas tarefas e aí, a opção de terceirizar aparece como a mais adequada. Foi exatamente o que aconteceu alguns anos antes na indústria e no comércio, que passaram a contratar serviços terceirizados, principalmente na área de limpeza, zeladoria e segurança.

Outro aspecto que motiva esta decisão é quanto ao treinamento, qualificação e reciclagem do pessoal contratado. Com a terceirização, os cursos de capacitação são responsabilidade da empresa que foi contratada e que, constantemente, deve avaliar esta necessidade a partir dos retornos recebidos dos clientes.

Além disso, como já vimos, as empresas terceirizadas ficam com a obrigação de realizar o pagamento dos salários, benefícios, encargos sociais, substituição de pessoal, supervisão dos trabalhos realizados, enfim, tudo que se relaciona com a gestão das atividades do pessoal contratado. Veja abaixo uma lista de vantagens;

Vantagens

  • Ganho de tempo pelo síndico, para tratar de outros assuntos também pertencentes ao condomínio;
  • Os processos de seleção, treinamento e pagamento, bem como toda a parte burocrática referente ao prestador de serviço fica a cargo da empresa terceirizada;
  • Não criação de vínculo entre o condomínio e a mão de obra contratada;
  • Cabe a empresa terceirizada realizar a gestão de pessoas, incluindo as atividades de advertência a funcionários quando necessário, controle de horários, troca de turnos, férias, pagamento dos ordenados, entre outras;
  • A demissão de um funcionário gera altos custos ao condomínio, e este muitas vezes precisa fazer um “rateio” entre os condôminos para arcar com estas despesas adicionais. O mesmo não ocorre se este serviço for executado por um prestador de serviço.

Dicas para contratar uma empresa de terceirização de serviços para condomínios

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A nova lei 13.429, de 2017, sobre terceirização de mão-de-obra, decidiu que a terceirização de funcionários, tanto em condomínios residenciais como em comerciais, é permitida.

Dessa forma, os locais onde a terceirização estivesse proibida, agora essa modalidade pode ser implementada.

Para facilitar a sua busca por uma empresa do tipo, selecionamos abaixo algumas dicas de como escolher bem essa parceira do condomínio

Dicas importantes

  • Certifique-se de que a empresa não paga menos do que o piso da categoria aos funcionários. Isso pode evitar problemas na Justiça, uma vez que o condomínio pode ser co-responsável no caso de uma ação trabalhista.
  • Ao cotar, desconfie sempre de preços muito abaixo do mercado
  • Peça que a empresa apresente uma planilha aberta de custos para verificar o salário dos funcionários.
  • Prefira empresas que cedem benefícios aos funcionários, como cestas básicas e metas premiadas.
  • Tome cuidado com empresas nas quais a rotatividade dos funcionários é muito grande. Isso é indício de salários baixos e de má-qualificação da mão-de-obra.
  • grande rotatividade de mão-de-obra também traz riscos à segurança do condomínio.
  • Dê preferência a empresas que tenham planos de carreira para os funcionários.
  • Certifique-se de que a empresa dispõe de plantonistas para substituir funcionários faltosos. Se o problema de faltas se agravar pode ser o caso de rescindir o contrato.
  • Exija da empresa contratada um seguro contra acidentes de trabalho .
  • Não é conveniente que o serviço de zeladoria seja terceirizado, pois trata-se de um cargo que decorre da delegação de confiança do síndico ao zelador, que deve ter, como pressuposto essencial, estrito comprometimento com a rotina do condomínio.
  • Muito cuidado com o contrato de terceirização, especialmente em relação às cláusulas que tratam da situação trabalhista dos funcionários. O síndico deve exigir, de forma expressa, a apresentação de cópias das guias de recolhimento do INSS, FGTS e demais encargos.
  • Coloque no contrato que o pagamento das faturas só deve ser efetuado mediante a comprovação dos holerites de pagamento dos funcionários e das guias de recolhimento de tributos individuais dos mesmos.
  • É aconselhável que a empresa prestadora apresente ficha cadastral e de antecedentes criminais de todos os funcionários colocados à disposição do condomínio.

A terceirização de serviços pode ser o que faltava para o seu condomínio inovar, gastar menos e ter mais tempo para focar em outros pontos importantes. Lembre-se, agora, a terceirização de serviços para condomínios é uma relação consolidada e totalmente legalizada por lei no Brasil. Não perca mais tempo!

Entre em contato agora mesmo com a Canal Service e comece a terceirizar os serviços do seu condomínio!

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