Tudo o que você precisa Saber sobre Limpeza de Eventos
Organizar um evento não é uma tarefa fácil, são muitos detalhes que precisam ser tratados, muitos checklists para serem conferidos, muitas tarefas a serem executadas. Afinal um grande evento não pode haver imprevistos não é mesmo?
Um dos serviços que acabam ficando para a última hora é a limpeza de eventos. Ela é importante para contribuir com o bem estar, segurança e principalmente com a experiência dos participantes.
A limpeza de eventos é uma parte muito importante, pois você já imaginou ir a um lugar onde existem insetos sobrevoando os alimentos, ou banheiro com mal cheiro, ninguém quer estar num ambiente assim, não é mesmo? Além do que caminhar por lugares sujos com lixo no chão também pode ser uma experiência bem desagradável, por isso a higiene e arrumação deve ser vistos com bastante atenção.
Separamos esse guia em categorias para que você possa se organizar melhor. Você vai entender o que é preciso fazer antes, durante e depois do evento para que a limpeza seja realizada de maneira adequada e agrade aos convidados.
Também vamos lhe explicar como as
empresas terceirizadas trabalham, sendo essa uma boa opção para facilitar a organização do seu evento, confira!
Antes do Evento
O cuidado com a limpeza de evento começa antes da recepção dos convidados, reunindo informações sobre o local, e se organizando com o que será necessário para prestar um serviço de qualidade, para isso você precisará fazer um planejamento, estruturar muito bem a sua equipe, e claro, verificar quais os materiais que precisará disponibilizar para a realização do trabalho.
Planejamento
O planejamento na limpeza de eventos começa com as informações básicas, como a quantidade de convidados, e principalmente a programação, para saber por exemplo se haverá um buffet disponível full time, ou em determinados horários, tal como quando determinadas salas serão ocupadas, assim você poderá direcionar melhor a sua equipe para os locais adequados.
O segundo passo é visitar o local, conferir como está a rede hidráulica, se não existem vasos sanitários, pias e ralos entupidos, ou descargas e torneiras que não funcionam, tudo deve estar em perfeito funcionamento para que possa entregar um serviço de qualidade, e por fim, veja qual o espaço de cada ambiente para calcular quantos colaboradores serão necessários.
Equipe
Depois que você já conferiu o local saberá como posicionar a sua equipe para a limpeza de evento. Segue algumas dicas para te auxiliar neste trabalho.
- Banheiros: para cada um deles posicione um membro da sua equipe, deixando um local estratégico e próximo para ele ter acesso aos materiais de limpeza.
- Cozinha: no mínimo 1 ou duas pessoas deverão estar durante todo o manuseio com os alimentos, enquanto a comida é servida e depois, é claro, com a limpeza final do local.
- Demais ambientes: nos locais cobertos o cálculo é de uma pessoa a cada 600m², se for em lugares sem a cobertura precisarão de mais pessoas.
Por fim não esqueça dos uniformes de identificação, e dos equipamentos de segurança, como luvas e botas, lembre-se de posicionar as lixeiras com coletas seletivas em pontos estratégicos, evitando que algum convidado com maus hábitos descarte o lixo pelo chão ou deixe sob as cadeiras ou outro local inadequado.
Confira o material de higiene e limpeza
Para os banheiros você deve disponibilizar para os convidados: papel higiênico, papel toalha, sabonete líquido para lavar as mãos e álcool gel para desinfetá-las; para a equipe será necessário: sabão líquido, água sanitária e desinfetante.
Já na cozinha não esqueça de detergente e desengordurante, para os demais ambientes um produto multiuso. Além disso lembre-se dos equipamentos, como vassouras, rodos, esponjas, panos de chão, escovas, baldes etc, que serão utilizados na limpeza de evento.
Durante o Evento
Chegada a hora mais importante, a missão neste momento é manter tudo limpo, organizado e principalmente cheiroso e sem insetos. Alguns cuidados precisam ter mais atenção, com agilidade da equipe para evitar que algo desagradável seja percebido pelos convidados, então treine sua equipe para este momento.
Manter a organização e limpeza
A equipe de limpeza de evento deve estar atenta, para manter a higiene e arrumação do local, e aqui também separamos algumas dicas para orientações a sua equipe:
- Ambientes como salas e anfiteatros: ficar atento a papéis jogados no chão, ou deixados sob cadeiras e móveis. Estar preparado para buscar limpar o piso ou móveis caso alguém derrube água ou alimento, a agilidade aqui fará a diferença.
- Mesas: essa é uma parte que também vale prestar muito atenção e ter sempre um membro da equipe por perto, retirando constantemente restos de comidas, guardanapos usados, copos, pratos e talheres que não estão mais sendo utilizados, e passando um pano para remover os resíduos, evitando chamar a atenção de insetos.
- Banheiros: como já foi falado deve ter sempre alguém por lá, atento a descargas que não foram puxadas, pia molhada, chão sujo ou escorregadio; também repondo os materiais de higiene como papel higiênico e sabonete líquido; além de retirar os lixos, sempre que necessário.
- Cozinha: panelas, colheres e facas utilizadas para o preparo da comida devem ser lavadas assim que utilizadas; os copos, pratos e talheres retirados da mesa, também já vão direto para a pia. Dependo do evento, se o buffet for grande será necessário manter uma pessoa ou mais cuidando full time da louça.
Após o evento
Um cuidado na limpeza de evento bastante importante é com o lixo, por isso já falamos que você deve organizar as lixeiras com coletas seletivas antes do evento, uma questão importante é deixar na cozinha um local somente para os resíduos orgânicos, que podem depois serem encaminhados para adubos.
Prepare caçambas separadas para o lixo orgânico, dejetos e reciclável, afinal a sustentabilidade é muito importante, e os eventos que se preocupam com isso além de contribuir com o meio ambiente, também são melhores avaliados pelos participantes.
Comece a faxina pelas mesas e móveis, já direcionando os lixos de maneira adequada, os banheiros e a cozinha vão estar limpos, bastando apenas retirar os lixos e passar um pano, visto que serão atendidos o tempo todo com a conservação e arrumação, por fim a limpeza final do chão e recolher os utensílios e equipamentos utilizados.
Reciclagem do lixo
A destinação do lixo é parte importante na limpeza de eventos, mas a tarefa não vai ser difícil, pois os resíduos já estarão devidamente separados por caçamba, agora é hora de direcionar corretamente: o orgânico para locais que manipulam estes restos para adubos; os rejeitos para um aterro sanitário e o reciclável para empresas especializadas nisso.
Por que contratar um empresa profissional?
Como pode ver são muitos detalhes que envolvem a limpeza de eventos, mas você pode contratar uma
empresa profissional para realizar esta parte para você, algumas já são especializadas em cuidar também da reciclagem e destinação dos resíduos. Veja as vantagens.
- Espaço limpo: uma empresa profissional em limpeza de eventos sabe orientar a equipe para manter o espaço limpo durante do evento, com supervisão inclusa, sem que você precise acompanhar esta parte.
- Mais foco em outras área do evento: Você pode se preocupar com outras necessidades do evento, deixando a limpeza para o profissionais, e afinal evento tem muito coisa para se preocupar, e a organização e higiene demanda muito tempo.
- Perfeição: a empresa contratada tem tudo o que é necessário para não falhar em nenhum ponto, por se tratar de um serviço profissional de limpeza de eventos, esse quesito será perfeito, o que é um ponto positivo para a experiência dos convidados.
- Materiais de limpeza e equipamentos : você não precisa comprar equipamentos que podem não serem reutilizados depois, ou comprar com desperdício, já a empresa especializada já possui os equipamentos industriais para entregar um serviço com mais qualidade.
- Plano de limpeza personalizado: será efetuada uma análise prévia no local para determinar como será realizada a limpeza de evento, e a empresa terceirizada já possui todos os checklists para cumprir todos os requisitos necessários.
- Treinamento do pessoal: o pessoal contratado pela empresa especializada já está preparado e foi treinado para realizar os serviços, ficando atento a algumas situações que não foram consideradas e agindo rápido, assim será realizado um trabalho com mais qualidade.
Outros serviços profissionais para eventos que podem ser terceirizados
Eventos precisam de muita programação e organização, assim serviços terceirizados podem ser a saída para que você concentre suas atenções para outras prioridades, dentre os serviços que podem ser terceirizados estão a limpeza de evento, os carregamentos e os controladores de acesso. Saiba mais:
Carregadores para eventos
Fazer a carga e descarga já com supervisionamento, montagem e desmontagem das estruturas em tempo hábil para não prejudicar a programação do evento, e ainda pensando na segurança dos operadores, é uma preocupação que demanda bastante do tempo do organizador, mas uma empresa terceirizada, faz tudo isso e com qualidade.
Controladores de acesso
Falando em segurança no evento, a limpeza, o carregamento, são tão importantes quanto o
controle de acesso, que precisa ser realizado por profissionais treinados, pois a entrada de qualquer pessoa inadequada pode comprometer muito o sucesso do comemoração ou cerimônia, muitos desentendimentos e confusões costumam acontecer já na recepção do local, mas com uma equipe pronta e preparada tudo pode ser resolvido sem chamar a atenção de quem está chegando para prestigiar o evento.
Serviços para Shows e Eventos
A sugestão para o sucesso do sua comemoração, cerimônia, feira, congresso ou workshop é procurar por uma empresa que atenda todos esses serviços com qualidade e reconhecimento no mercado, como a Canal Service que oferece o
serviço de limpeza de evento com reciclagem e destinação dos resíduos, controle de acesso e carregadores.
Contudo se você está procurando Qualidade, técnica e segurança nos serviços para o seu evento? Conte com mais de 15 anos de tradição. A Canal Service disponibiliza um Departamento específico para atendimento, de serviços para grandes e médios eventos.
Contamos com toda a estrutura de equipamentos necessários para limpeza e asseio de grandes estruturas em estádios de futebol, centros de exposições e arenas de eventos.
Entre em contato conosco e peça um orçamento personalizado para sua necessidade.