Tudo o que você precisa Saber sobre Limpeza de Eventos

facilities-o-que-sao
O que são Facilities e quais Serviços podem ser Contratados?
10 de dezembro de 2019
empresa de terceirização em são paulo
Empresa de Terceirização em São Paulo
17 de janeiro de 2020

Tudo o que você precisa Saber sobre Limpeza de Eventos

limpeza de eventos
 

Tudo o que você precisa Saber sobre Limpeza de Eventos

Organizar um evento não é uma tarefa fácil, são muitos detalhes que precisam ser tratados, muitos checklists para serem conferidos, muitas tarefas a serem executadas. Afinal um grande evento não pode haver imprevistos não é mesmo?

Um dos serviços que acabam ficando para a última hora é a limpeza de eventos. Ela é importante para contribuir com o bem estar, segurança e principalmente com a experiência dos participantes.

A limpeza de eventos é uma parte muito importante, pois você já imaginou ir a um lugar onde existem insetos sobrevoando os alimentos, ou banheiro com mal cheiro, ninguém quer estar num ambiente assim, não é mesmo? Além do que caminhar por lugares sujos com lixo no chão também pode ser uma experiência bem desagradável, por isso a higiene e arrumação deve ser vistos com bastante atenção.

Separamos esse guia em categorias para que você possa se organizar melhor. Você vai entender o que é preciso fazer antes, durante e depois do evento para que a limpeza seja realizada de maneira adequada e agrade aos convidados.

Também vamos lhe explicar como as empresas terceirizadas trabalham, sendo essa uma boa opção para facilitar a organização do seu evento, confira!

Antes do Evento

limpeza de eventos

O cuidado com a limpeza de evento começa antes da recepção dos convidados, reunindo informações sobre o local, e se organizando com o que será necessário para prestar um serviço de qualidade, para isso você precisará fazer um planejamento, estruturar muito bem a sua equipe, e claro, verificar quais os materiais que precisará disponibilizar para a realização do trabalho.

Planejamento

O planejamento na limpeza de eventos começa com as informações básicas, como a quantidade de convidados, e principalmente a programação, para saber por exemplo se haverá um buffet disponível full time, ou em determinados horários, tal como quando determinadas salas serão ocupadas, assim você poderá direcionar melhor a sua equipe para os locais adequados.

O segundo passo é visitar o local, conferir como está a rede hidráulica, se não existem vasos sanitários, pias e ralos entupidos, ou descargas e torneiras que não funcionam, tudo deve estar em perfeito funcionamento para que possa entregar um serviço de qualidade, e por fim, veja qual o espaço de cada ambiente para calcular quantos colaboradores serão necessários.

Equipe

Depois que você já conferiu o local saberá como posicionar a sua equipe para a limpeza de evento. Segue algumas dicas para te auxiliar neste trabalho.

  • Banheiros: para cada um deles posicione um membro da sua equipe, deixando um local estratégico e próximo para ele ter acesso aos materiais de limpeza.
  • Cozinha: no mínimo 1 ou duas pessoas deverão estar durante todo o manuseio com os alimentos, enquanto a comida é servida e depois, é claro, com a limpeza final do local.
  • Demais ambientes: nos locais cobertos o cálculo é de uma pessoa a cada 600m², se for em lugares sem a cobertura precisarão de mais pessoas.

Por fim não esqueça dos uniformes de identificação, e dos equipamentos de segurança, como luvas e botas, lembre-se de posicionar as lixeiras com coletas seletivas em pontos estratégicos, evitando que algum convidado com maus hábitos descarte o lixo pelo chão ou deixe sob as cadeiras ou outro local inadequado.

Confira o material de higiene e limpeza

Para os banheiros você deve disponibilizar para os convidados: papel higiênico, papel toalha, sabonete líquido para lavar as mãos e álcool gel para desinfetá-las; para a equipe será necessário: sabão líquido, água sanitária e desinfetante.

Já na cozinha não esqueça de detergente e desengordurante, para os demais ambientes um produto multiuso. Além disso lembre-se dos equipamentos, como vassouras, rodos, esponjas, panos de chão, escovas, baldes etc, que serão utilizados na limpeza de evento.

Durante o Evento

limpeza de eventos

Chegada a hora mais importante, a missão neste momento é manter tudo limpo, organizado e principalmente cheiroso e sem insetos. Alguns cuidados precisam ter mais atenção, com agilidade da equipe para evitar que algo desagradável seja percebido pelos convidados, então treine sua equipe para este momento.

Manter a organização e limpeza

A equipe de limpeza de evento deve estar atenta, para manter a higiene e arrumação do local, e aqui também separamos algumas dicas para orientações a sua equipe:

  • Ambientes como salas e anfiteatros: ficar atento a papéis jogados no chão, ou deixados sob cadeiras e móveis. Estar preparado para buscar limpar o piso ou móveis caso alguém derrube água ou alimento, a agilidade aqui fará a diferença.
  • Mesas: essa é uma parte que também vale prestar muito atenção e ter sempre um membro da equipe por perto, retirando constantemente restos de comidas, guardanapos usados, copos, pratos e talheres que não estão mais sendo utilizados, e passando um pano para remover os resíduos, evitando chamar a atenção de insetos.
  • Banheiros: como já foi falado deve ter sempre alguém por lá, atento a descargas que não foram puxadas, pia molhada, chão sujo ou escorregadio; também repondo os materiais de higiene como papel higiênico e sabonete líquido; além de retirar os lixos, sempre que necessário.
  • Cozinha: panelas, colheres e facas utilizadas para o preparo da comida devem ser lavadas assim que utilizadas; os copos, pratos e talheres retirados da mesa, também já vão direto para a pia. Dependo do evento, se o buffet for grande será necessário manter uma pessoa ou mais cuidando full time da louça.

Após o evento

limpeza de eventos

Um cuidado na limpeza de evento bastante importante é com o lixo, por isso já falamos que você deve organizar as lixeiras com coletas seletivas antes do evento, uma questão importante é deixar na cozinha um local somente para os resíduos orgânicos, que podem depois serem encaminhados para adubos.

Prepare caçambas separadas para o lixo orgânico, dejetos e reciclável, afinal a sustentabilidade é muito importante, e os eventos que se preocupam com isso além de contribuir com o meio ambiente, também são melhores avaliados pelos participantes.

Comece a faxina pelas mesas e móveis, já direcionando os lixos de maneira adequada, os banheiros e a cozinha vão estar limpos, bastando apenas retirar os lixos e passar um pano, visto que serão atendidos o tempo todo com a conservação e arrumação, por fim a limpeza final do chão e recolher os utensílios e equipamentos utilizados.

Reciclagem do lixo

A destinação do lixo é parte importante na limpeza de eventos, mas a tarefa não vai ser difícil, pois os resíduos já estarão devidamente separados por caçamba, agora é hora de direcionar corretamente: o orgânico para locais que manipulam estes restos para adubos; os rejeitos para um aterro sanitário e o reciclável para empresas especializadas nisso.

Por que contratar um empresa profissional?

limpeza de eventos

Como pode ver são muitos detalhes que envolvem a limpeza de eventos, mas você pode contratar uma empresa profissional para realizar esta parte para você, algumas já são especializadas em cuidar também da reciclagem e destinação dos resíduos. Veja as vantagens.

  • Espaço limpo: uma empresa profissional em limpeza de eventos sabe orientar a equipe para manter o espaço limpo durante do evento, com supervisão inclusa, sem que você precise acompanhar esta parte.
  • Mais foco em outras área do evento: Você pode se preocupar com outras necessidades do evento, deixando a limpeza para o profissionais, e afinal evento tem muito coisa para se preocupar, e a organização e higiene demanda muito tempo.
  • Perfeição: a empresa contratada tem tudo o que é necessário para não falhar em nenhum ponto, por se tratar de um serviço profissional de limpeza de eventos, esse quesito será perfeito, o que é um ponto positivo para a experiência dos convidados.
  • Materiais de limpeza e equipamentos : você não precisa comprar equipamentos que podem não serem reutilizados depois, ou comprar com desperdício, já a empresa especializada já possui os equipamentos industriais para entregar um serviço com mais qualidade.
  • Plano de limpeza personalizado: será efetuada uma análise prévia no local para determinar como será realizada a limpeza de evento, e a empresa terceirizada já possui todos os checklists para cumprir todos os requisitos necessários.
  • Treinamento do pessoal: o pessoal contratado pela empresa especializada já está preparado e foi treinado para realizar os serviços, ficando atento a algumas situações que não foram consideradas e agindo rápido, assim será realizado um trabalho com mais qualidade.

Outros serviços profissionais para eventos que podem ser terceirizados

limpeza de eventos

Eventos precisam de muita programação e organização, assim serviços terceirizados podem ser a saída para que você concentre suas atenções para outras prioridades, dentre os serviços que podem ser terceirizados estão a limpeza de evento, os carregamentos e os controladores de acesso. Saiba mais:

Carregadores para eventos

Fazer a carga e descarga já com supervisionamento, montagem e desmontagem das estruturas em tempo hábil para não prejudicar a programação do evento, e ainda pensando na segurança dos operadores, é uma preocupação que demanda bastante do tempo do organizador, mas uma empresa terceirizada, faz tudo isso e com qualidade.

Controladores de acesso

Falando em segurança no evento, a limpeza, o carregamento, são tão importantes quanto o controle de acesso, que precisa ser realizado por profissionais treinados, pois a entrada de qualquer pessoa inadequada pode comprometer muito o sucesso do comemoração ou cerimônia, muitos desentendimentos e confusões costumam acontecer já na recepção do local, mas com uma equipe pronta e preparada tudo pode ser resolvido sem chamar a atenção de quem está chegando para prestigiar o evento.

Serviços para Shows e Eventos

limpeza de eventos

A sugestão para o sucesso do sua comemoração, cerimônia, feira, congresso ou workshop é procurar por uma empresa que atenda todos esses serviços com qualidade e reconhecimento no mercado, como a Canal Service que oferece o serviço de limpeza de evento com reciclagem e destinação dos resíduos, controle de acesso e carregadores.

Contudo se você está procurando Qualidade, técnica e segurança nos serviços para o seu evento? Conte com mais de 15 anos de tradição. A Canal Service disponibiliza um Departamento específico para atendimento, de serviços para grandes e médios eventos.

Contamos com toda a estrutura de equipamentos necessários para limpeza e asseio de grandes estruturas em estádios de futebol, centros de exposições e arenas de eventos. Entre em contato conosco e peça um orçamento personalizado para sua necessidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat

You have successfully subscribed to the newsletter

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Canal Service will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.