Com a aceleração e crescimento do e-commerce em 2020, os processos na área de logística tendem a ser mais ágeis e tecnológicos. Tendências como logística 4.0 e omnichannel serão as mais procuradas em 2021.
Portanto, com base em uma pesquisa realizada pela Ebit | Nielsen, o comércio eletrônico registrou em 2020 um crescimento de 47%, provocando diretamente nos processos logísticos e suas operações.
Em 2021, o desafio da logística é comportar as exigências do crescimento do e-commerce, ou seja, desenvolvendo plataformas inteligentes e insights para atender a alta demanda de entregas e valorizando a experiência do consumidor final com soluções eficientes.
Veja as principais tendências para 2021:
Logística 4.0
No entanto, essa é a nova forma de se pensar em logística, por meio de processos tecnológicos que unificam e conectam toda a cadeia, desde os fabricantes até consumidores finais.
E os benefícios são muitos: eficiência, redução de custos, velocidade e maior disponibilidade de informações, gerando um melhor controle de fluxo de produtos e entregas.
Logística sustentável
A redução de carbono e a diminuição dos resíduos gerados na produção são os principais focos da logística nos próximos anos.
Por isso, a utilização de combustíveis ecológicos, veículos híbridos ou elétricos, um layout de hubs de armazenamento mais otimizado, entre outros processos, além de contribuírem para a sustentabilidade como um todo, reduz custos.
Experiência personalizada
Portanto, o diferencial das empresas online será oferecer um serviço traçado na experiência de qualidade desde a compra até a entrega. Tecnologias como tracking, gestão em tempo real por TMS (transportation management system), opção de escolha para o recebimento, entre outros.
Anticipatory Shipping ( traduzido: Envio Antecipado)
Essa modalidade permite ao setor de logística analisar um possível comportamento de um consumidor já consolidado.
Por meio de produtos adicionados à sacola, ou seja, o processo de entrega pode ser definido antes mesmo da finalização da compra.
Logística omnichanel
Esse processo pode ser resumido em “compre e retire”. É a interligação dos pontos online e físicos, utilizando diversos canais para uma experiência de compra unificada.
É uma tendência, afinal mais consumidores vêm procurando por entregas expressas, quando estão decididos na compra, ficam até mesmo dispostos a se locomover para retirar o produto na própria loja física.
Ou seja, além de melhorar a experiência de compra, também evita evasão de receitas.
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