Portaria de Condomínio: Como funciona e qual a importância

empresa terceirizada de limpeza
Vantagens em Contratar uma Empresa Terceirizada de Limpeza
26 de fevereiro de 2020
limpeza de condominio
Limpeza de Condomínio: Planejamento e dicas essenciais
11 de março de 2020

Portaria de Condomínio: Como funciona e qual a importância

portaria de condomínio
 
Será que a Portaria de Condomínio é importante para a segurança? Basta analisarmos os números abaixo;

Os dados (IBGE) assustam, pois 11,9 milhões de brasileiros foram vítimas de roubo ou furto, de acordo com a última pesquisa realizada sobre o assunto.

Enquanto os roubos foram campeões nas vias públicas, aproximadamente 70% dos casos, as residências foram as que mais sofreram furtos, somando quase 50% dos registros.

Sim, não estamos seguros nas ruas e nem mesmo nas nossas próprias casas. Por sinal, hoje já se fala, inclusive, em quadrilhas especializadas em roubar condomínios, sejam eles de luxo ou simples.

Por isso, nunca se falou tanto em segurança domiciliar, principalmente no caso dos condomínios, e a portaria nunca foi tão valorizada na hora da compra de imóveis. Ao contrário do que muitos pensam, o profissional da aérea não é um mero abridor de portas.

Acompanhe este artigo e veja qual a importância da portaria de condomínio e como tudo funciona;

A importância da portaria de condomínio

terceirizar portaria e controle de acesso

portaria de condomínio é a porta de entrada por onde transitam tanto moradores quanto visitantes e prestadores de serviço. Exatamente por isso, esse local deve receber atenção redobrada. Um personagem essencial nesse ambiente é o porteiro, grande responsável pela segurança e ordem da portaria de condomínio.

A sua posição na portaria faz do porteiro o principal alvo caso haja alguma tentativa de assalto ao condomínio. Por isso, é essencial que esse profissional esteja preparado para agir em casos de perigo, seguindo os deveres atribuídos ao seu cargo.

Apesar de muitos associarem a figura do porteiro com a do segurança, eles na prática não andam armados e não exercem ações ostensivas, fazem a respeitável segurança preventiva e exercem função importantíssima de confiabilidade. A postura do profissional de portaria e suas atitudes preventivas são indispensáveis aos condomínios, por isso, o treinamento do porteiro para a melhor execução de sua função é fundamental.

Pois, quando se fala em segurança, nem sempre podemos relacioná-la apenas à força e equipamentos tecnológicos, mas temos também que buscar estratégias que impeçam invasões e assaltos a condomínio, que infelizmente apresentam índices altíssimos, como vimos na pesquisa.

Diferença entre Portaria e Vigilância

A diferença entre os serviços são que na portaria as responsabilidades são de controle e recepção. Na vigilância o foco é na segurança da empresa como o todo. Vale lembrar que o serviço de portaria é exclusivo ao ambiente da entrada não se estendendo para as demais áreas da empresa. Por outro lado, a vigilância cuida da segurança de todos os ambientes.

É importante ressaltar que o serviço de vigilância é feito apenas por empresas autorizadas pela Polícia Federal. Além do curso de formação, os vigilantes devem passar por reciclagem a cada 2 anos. Desta forma, o nível de remuneração é maior que a dos porteiros.

Nos locais em que haja os dois tipos de serviços é imprescindível que a atribuição de cada função seja claramente definida.  Com isso, são evitadas contingências trabalhistas já que o porteiro não pode substituir o vigilante em nenhuma hipótese.

Funções da portaria de condomínio

terceirização de serviços

As atividades da portaria de condomínio dividem-se em três principais: correspondência e entregas, controle de acesso e ordem do local. A seguir, vamos explicar cada ponto detalhadamente:

Correspondências e entregas

Tanto as correspondências convencionais, quanto pacotes e demais entregas, chegarão na portaria de condomínio. E o porteiro deve estar a postos para receber e distribuí-las.

É recomendável evitar ao máximo a entrada de estranhos no condomínio. Portanto, no caso de entregas, o porteiro deve entrar em contato com o morador e solicitar que venha buscar a encomenda direto na portaria. Desta forma, evita-se que um estranho tenha acesso ao interior do condomínio, garantindo a segurança de todos.

Controle de acesso

É função do porteiro permitir a entrada e saída de pessoas que não moram ou trabalham no condomínio. Sempre que houver uma visita ou presença de um prestador de serviço, deve-se pedir a identificação do indivíduo antes de permitir a sua entrada no condomínio. E, apenas após a confirmação por parte do morador e devida identificação, poderá ser liberada a entrada da pessoa ao condomínio.

Mesmo que o indivíduo visite o local com frequência, é dever do porteiro fazer a conferência todas as vezes. É importante flexibilizar o mínimo possível e sempre confirmar se há realmente à espera por parte do morador.

Ordem do local

Faz parte das atribuições do porteiro manter a ordem na portaria. O funcionário deve permanecer na portaria de condomínio o máximo de tempo possível, mantendo-se alerta ao que ocorre no entorno do empreendimento.

O porteiro também pode ser escalado para notificar os moradores sobre qualquer anormalidade dentro do condomínio, como um corte na tubulação de água ou interrupção do funcionamento dos elevadores.

É fundamental que o síndico e os moradores tenham consciência de nunca desvirtuar o porteiro de sua função na portaria. Ajudar com as compras ou manobrar um carro na garagem não fazem parte das funções do profissional e ainda prejudicam a segurança do condomínio.

Como escolher uma portaria de condomínio

terceirização de serviços

Como falamos até aqui, a portaria é um setor muito importante. Por isso, o condomínio não deve ficar sem.

O primeiro ponto a definir é a escala dos porteiros. Existem inúmeras possibilidades para a criação de escalas, sendo turnos de 6 até 12 horas de serviço. Enfim, a divisão vai variar de acordo com a quantidade de funcionários disponíveis para a função.

Tenha em mente a necessidade de um substituto, caso não exista funcionários disponíveis para cobrir a folga do porteiro, assim como um profissional para cobrir suas férias ou faltas.

Por fim, na hora de selecionar o porteiro do seu prédio ou condomínio, opte por alguém de fácil relacionamento, que seja atento e solícito.

Esse é o funcionário que, mais do que qualquer outro, carrega a imagem do condomínio, tanto para moradores, quanto para visitantes.

Você conhece a Terceirização de Portaria para Condomínio?

A contratação de uma empresa especializada nos serviços de portaria e controle de acesso garante uma mão de obra mais qualificada. Pois o síndico não precisa se preocupar com as competências dos porteiros na hora da contratação, porque essa função fica por conta da empresa terceirizada e de sua equipe de recrutamento e seleção.

Isso acaba com a desconfiança que você pode ter em relação aos porteiros contratados, e, se houver qualquer complicação com um dos funcionários terceirizados, basta entrar em contato com a empresa para solicitar a substituição do profissional.

Segurança

Um dos maiores benefícios de terceirizar o serviço de portaria e confiá-la a uma mão de obra qualificada é o aumento da segurança em todo o condomínio.

Ao contar com profissionais qualificados tomando conta da portaria do seu condomínio, as chances de falhas são reduzidas consideravelmente e toda a estrutura tende a funcionar da melhor forma.

Redução de Custos

A contratação de funcionários para trabalhar na portaria requer que o condomínio lide com diversos aspectos trabalhistas, como os encargos que incidem sobre a contratação de um funcionário, por exemplo.

Ao terceirizar os serviços de portaria esses encargos deixam de ser responsabilidade do condomínio e passa a ser de responsabilidade da empresa terceirizada.

Veja aqui o artigo completo sobre Terceirização de Portaria, será que vale a pena?

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat