Governo prevê inflação de 4,10% e o salário mínimo recebe ganha uma estimativa de aumento.
A SPE (Secretaria de Política Econômica) informou que subiu de 2,35% para 4,10% a estimativa de inflação de 2020 medida através do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Já que o INPC se baseia a correção anual do salário mínimo, a nova previsão de reajuste para 2021 é de 20,84 superior à última proposta feita pelo governo, na o salário teria reajuste para 1.067 reais, no entanto, agora será 1.087,84.
Segundo o Dieese, o salário mínimo serve de referência para 49 milhões de trabalhadores no Brasil. O valor do reajuste, com base nas projeções de 2020. A Constituição determina que o salário deve ter corrigido por conta da variação do INPC do ano anterior.
Sem aumento Real
Este ano, foi enviado pelo governo um projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias, no qual está prevista a correção do salário mínimo decorrente a inflação baseada na estimativa do INPC. Se isso se concretizar, não haverá um ganho real, ou seja, o poder de compra permanecerá inalterado.
A política de reajustes da inflação e variação do PIB vigorou de 2011 a 2019, porém nem sempre o salário subiu acima da inflação. No ano de 2017 e 2018, foi concedido o reajuste com base na inflação, pois o PIB dos anos anteriores teve retração.
Conheça nosso Instagram: https://www.instagram.com/canalservice/