Coronavírus: Como deve ser a Limpeza de condomínio e cuidados com a equipe

empresa de terceirização em poá
Empresa de Terceirização em Poá
20 de março de 2020
limpeza e desinfecção de ambientes
Limpeza e Desinfecção de Ambientes
7 de abril de 2020

Coronavírus: Como deve ser a Limpeza de condomínio e cuidados com a equipe

coronavírus limpeza de condomínio
 

Com grande concentração de pessoas, a limpeza de condomínio passou a ser parte fundamental no combate à disseminação do novo Coronavírus (COVID-19), que já conta com mais de 4256 casos confirmados no Brasil.

Com as orientações do governo do Estado de São Paulo (que registra o maior número de casos) e do Ministério da Saúde, empresas adotaram o sistema home office para boa parte de seus funcionários, escolas entraram em recesso e idosos estão evitando sair de casa. Por isso, os condomínios também  precisam resguardar as famílias e tomar todas as medidas internas possíveis para auxiliar no controle e avanço da doença.

Só em São Paulo são mais de 15 milhões de pessoas que vivem em condomínios. Cada empreendimento irá definir sua conduta, mas é importante a compreensão e apoio às decisões dos síndicos e a manutenção das boas práticas de prevenção, principalmente com relação à limpeza de condomínio.

Atenção redobrada na limpeza de condomínio

coronavírus limpeza de condomínio

A atenção deve ser redobrada quanto à limpeza, especialmente em maçanetas, botoeiras, corrimãos, elevadores e halls comuns. Os funcionários que exercem esse trabalho devem usar equipamentos de proteção, como luvas e máscaras.  Todos os colaboradores devem ser orientados e, caso manifestem sintomas da doença, devem comunicar imediatamente à administração para serem afastados.

Dicas de prevenção e cuidados para os funcionários da limpeza de condomínio

  • Os funcionários devem usar equipamento de proteção pessoal adequado, como luvas limpas constantemente, de acordo com às políticas e procedimentos existentes, além de seguir as instruções da etiqueta para produtos de limpeza.
  • Nenhuma evidência sugere que o lixo do edifício necessite de desinfecção adicional. Lavagem das mãos frequentemente, luvas e uso de desinfetante para as mãos à base de álcool pela equipe que manipula o lixo e boas práticas de higiene pessoal parecem ser suficientes.
  • Necessário toalhas de papel e sabão nos banheiros para os funcionários, disponível o tempo todo. O banheiro de uso comum deve ser higienizado após cada uso (veja adiante material de limpeza). Além disso, a equipe de custódia e instalações deve garantir que todas as pias de lavagem das mãos estejam em bom estado de conservação.
  • Considere ter desinfetante para as mãos à base de álcool em áreas comuns, incluindo, entre outros, a entrada dos elevadores, banheiros.
  • Sugerimos uma higienização do salão de festas e seu fechamento temporário.
  • Prestar atenção especial à limpeza de superfícies frequentemente tocadas em áreas comuns: higienizar frequentemente itens contatados, como bebedouros, torneiras, maçanetas, interruptores de luz e botões do elevador, entre outros, devem ser limpos regularmente com produtos de limpeza a base de álcool e água sanitária.
  • Use produtos de limpeza e desinfecção regularmente (por exemplo, produtos a base de cloro ou desinfetantes similares; ou utilizar fabricação caseira de água sanitária diluída e álcool, para limpar superfícies.

Dicas importantes para prevenção do Vírus em áreas comuns do condomínio

coronavírus limpeza de condomínio

  • Manter os ambientes das áreas comuns bem arejados com ventilação natural (portas e janelas abertas).
  • Manter superfícies e objetos que são tocados com frequência desinfetados (maçanetas, botões de elevadores, corrimãos das escadas e rampas).
  • Higienizar os brinquedos coletivos da área do playground.
  • Cuidado com o manuseio do lixo. As fezes são transmissoras do vírus. Peça aos moradores que fechem bem os sacos e oriente a equipe de limpeza para o uso obrigatório de luvas.
  • Abasteça os banheiros das áreas comuns com álcool em gel, sabonete e papel toalha, mas recomende que os moradores evitem utilizar o local.
  • Atenção redobrada nas academias e salas de ginástica, áreas consideradas críticas. Além da limpeza feita pelos funcionários, os usuários devem higienizar os aparelhos antes e depois do uso, e o condomínio deve disponibilizar álcool e lenços de papel.
  • Uma medida de prevenção fundamental nas áreas comuns é instalar dispensers de álcool em gel 70° INPM,  em áreas estratégicas, como por exemplo; porta de elevadores, portarias e acessos principais.

Por fim, recomendamos que, gestores e síndicos tomem medidas urgentes para que as equipes de limpeza de cada condomínio se esforcem ainda mais com as práticas diárias de limpeza, nesse momento em que essas medidas podem frear o avanço da doença e proteger os mais vulneráveis.

Se o seu condomínio ainda não possui uma equipe de limpeza ou talvez seus colaboradores tenham sido afastados por alguma suspeita de contaminação. Nós da Canal Service, estamos prontos para te ajudar neste momento, a fim de cooperar com seu condomínio nessa luta contra o Coronavírus. ENTRE EM CONTATO VIA WHATSAPP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat