Limpeza de Eventos: Tudo que você precisa saber

portaria de condomínio
Portaria de Condomínio: Qual a melhor forma de contratação?
9 de julho de 2020
terceirização de serviços
Terceirização de Serviços: tudo o que você precisa saber
29 de julho de 2020

Limpeza de Eventos: Tudo que você precisa saber

limpeza de eventos
 

Descubra no artigo de hoje como funciona a limpeza de eventos;

Para a realização de um evento, seja de pequeno ou de grande porte, é imprescindível que o ambiente seja limpo e higienizado. Para isso, a organização deve atentar-se com as variadas demandas da limpeza, a qual ocorre antes, durante e depois do evento.

Para fazer isso, é necessário um planejamento, para definir uma equipe de limpeza, saber quais materiais de limpeza utilizar e em qual quantidade.

Também é importante saber o tamanho da estrutura e o número de convidados, entre muitos outros detalhes.

Pensando nisso, separamos um guia que irá ajudar você a saber tudo que precisa ser desempenhado nesse processo. Inclusive, algumas dicas para que a limpeza seja feita com sucesso e dentro do exigido pelas normas sanitárias.

A importância da Limpeza de Eventos

limpeza de eventos

Um ambiente limpo é o mínimo exigido para que os convidados sintam-se confortáveis no evento. Uma vez que terá banheiros frequentados por um grande número de pessoas, poderá também haver comida e bebida servida, o que requer limpeza de utensílios, enquanto os salões também devem estar bem limpos e organizados.

Se houver lixos, restos de comida, banheiro sujo, chão com alguma coisa derramada, papéis soltos e odores ruins, o evento pode ser um desastre!

Os convidados não vão sentir-se bem recebidos e provavelmente esse ponto irá ser relevante nos comentários posteriores ao evento.

Inclusive, para evitar a propagação de bactérias e germes que podem rapidamente se desenvolver no local e causar danos futuros. Uma boa limpeza é uma garantia de segurança e cuidado no seu evento.

Portanto, a limpeza é a base para uma boa festa, show, workshop, feira ou qualquer outro evento. Garantindo um ambiente agradável para todos os participantes.

Como fazer a limpeza de eventos

limpeza de eventos

É preciso planejar bem e ter uma equipe que fará a limpeza geral e específica, bem como alguém para direcioná-los. Para isso, será necessário conhecer o local e definir os setores e atividades de cada um. Garantir limpeza de banheiros, do salão principal, cozinha, entre outros setores.

Confira tudo que envolve o processo de limpeza:

  • Conhecer a estrutura e demanda:

Para começar é preciso conhecer o local em que o evento será realizado. Portanto, conferir a estrutura e saber se está tudo funcionando bem, qual o tamanho desse local e também o número de pessoas que serão convidadas.

Isso será necessário para estabelecer quantos colaboradores serão precisos, assim irá garantir a limpeza e também a quantidade de material necessário.

  • Funcionamento da estrutura:

Verifique se os banheiros apresentam um bom funcionamento, tanto as descargas quanto as torneiras e todos os suportes de papel e sabonete.

Deve conferir se não há nada entupido, pias e ralos, isso também serve para a cozinha e demais ambientes em que envolva o evento. E, se for preciso, deve ser realizada uma manutenção.

  • Conhecer o cronograma:

Também é necessário saber os horários estabelecidos para realização das variadas atividades. Saber em que momento será servido o buffet, se é um evento com intervalos, comemoração com bebidas, etc. Uma vez que a equipe precisará agir com maior frequência durante algumas ocasiões.

  • Planejar:

Definir o número de pessoas que serão necessárias para realizar a limpeza, o recomendado é uma pessoa para cada 600m². Além disso, também estabelecer a quantidade de materiais como papel higiênico, papel toalha, desinfetantes, água sanitária, detergentes, vassouras, entre outros.

  • Direcionar e organizar a equipe de limpeza:

Saber quantos e quais colaboradores vão ficar responsáveis pelos banheiros, para a cozinha e no local onde será servido a comida e demais atividades que o evento exigirá.

4 dicas para uma ótima limpeza de eventos

limpeza patrimonial

  • Equipe de profissionais

A melhor maneira de garantir que tudo ocorra bem e sem imprevistos é ter uma ótima equipe de limpeza. A qual deve ter experiência para atender as demandas de uma boa higiene.

Eles saberão como realizar as tarefas com agilidade e precisão. Vão conseguir determinar os produtos necessários para cada limpeza e como manter tudo organizado.

  • Antes do evento

Garantir que tudo esteja funcionando e realizar uma limpeza completa no ambiente. Esterilizar tudo com bons desinfetantes e detergentes. Tanto a limpeza no chão e banheiros e, inclusive os utensílios que serão utilizados, como pratos, copos e talheres.

Também repor papel higiênico, toalhas, sabonete e sacos de lixo para lixeiras. É importante também manter tudo bem posicionado, os materiais necessários para limpeza e reposição, que estejam em um lugar de fácil acesso.

Além de tudo, deixar um aroma agradável no ambiente, principalmente em banheiros.

  • Durante a realização do evento

Enquanto o evento ocorre, a equipe deve estar disposta para realizar todas as tarefas que serão precisas, organizando o ambiente para que não fique nada bagunçado e sujo.

Os profissionais responsáveis pelo banheiro devem retirar lixos, repor o material faltante, limpar vasos, pias e o chão. Na cozinha devem lavar os utensílios que vão sendo utilizados e garantir que tudo esteja esterilizado.

Enquanto no próprio local do evento ou salão principal deve ter uma equipe para verificar restos de comidas e demais lixos que podem cair no chão ou ficar sobre as mesas. Se houver uma área externa também devem ter profissionais dispostos. Nesta área é comum as pessoas descartarem o lixo no chão.

Se algum local estiver molhado ou algo for derramado pelo chão deve usar placas de sinalização para que evite acidentes. E, claro, deve ser secado rapidamente.

  • Depois do evento

Finalizado o evento, agora a equipe deve fazer uma limpeza geral em todos os locais ocupados, desinfetando tudo e organizando o espaço. O lixo deve ser recolhido, é importante separar o lixo orgânico do lixo reciclável e ser depositado em local adequado.

Não pode haver nada de dejetos pelo ambiente e tudo deve ser esterilizado com os produtos recomendados, tanto as louças, a cozinha, o piso, todos os banheiros e também a área externa utilizada.

Vale a pena contratar uma equipe de limpeza de eventos?

empresa de terceirização em são paulo

Como percebemos, a realização de uma boa limpeza de evento exige uma variedade de tarefas e um planejamento minucioso para que ela ocorra bem.

Para garantir isso, a experiência é a melhor aliada, então considere contratar uma equipe qualificada para a limpeza de eventos. A qual oferece as seguintes vantagens:

  • Qualificação: Os profissionais que realizam essa tarefa são qualificados, especializados e bem treinados. Portanto, eles estarão dispostos e já sabem o que é preciso fazer. Também vão estar identificados, demonstrando o profissionalismo na organização do evento.
  • Materiais e equipamentos: As empresas que prestam o serviço possuem os produtos corretos para a limpeza, evitando o desperdício e o uso indevido, que pode até causar danos na estrutura. Elas também contam com equipamentos de EPI e sinalizadores de piso molhado, o que evita acidentes.
  • Planejamento: Esse é o ponto chave para garantir uma boa limpeza em seu evento. Portanto, os profissionais qualificados fazem uma listagem para saber tudo que é preciso antes que o evento aconteça e podem direcionar a equipe corretamente.
  • Evitar imprevistos: Tudo pode acontecer durante o evento, inclusive algo que jamais foi imaginado. Os profissionais de limpeza podem evitar os imprevistos ou, se eles acontecerem, saberão exatamente o que fazer para restabelecer a ordem.
  • Experiência: Nada melhor contar com o apoio de quem já realizou uma organização de limpeza em eventos. Assim é garantido que tudo saia de maneira perfeita, impecável e com segurança.

A segurança da equipe de limpeza de eventos

limpeza profissinal pandemia

É muito importante que a equipe tenha supervisores, principalmente para verificar se todos estão usando os equipamentos de proteção individual (EPI´s), como avental, bota impermeável, luvas, máscaras, óculos e etc.

É importante se preocupar com a segurança da equipe para não ocorrer nenhum imprevisto ou acidente de trabalho durante o evento.

Conclusão

A sugestão para o sucesso do seu evento, comemoração, cerimônia, feira, congresso ou workshop é procurar por uma empresa que atenda todos esses serviços com qualidade e reconhecimento no mercado, como a Canal Service que oferece o serviço de limpeza de eventos com reciclagem e destinação dos resíduos, controle de acesso e carregadores.

Portanto, se você está procurando qualidade, técnica e segurança nos serviços para o seu evento? Conte com mais de 15 anos de tradição.

A Canal Service disponibiliza um Departamento específico para atendimento, de serviços para grandes, médios  e pequenos eventos.

Contamos com toda a estrutura de equipamentos necessários para limpeza e asseio de grandes estruturas em estádios de futebol, centros de exposições e arenas de eventos.

Entre em contato conosco e peça um orçamento personalizado para sua necessidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat

You have successfully subscribed to the newsletter

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Canal Service will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.