Paisagismo e Jardinagem: Qual a diferença?

terceirizar portaria e controle de acesso
Por que Terceirizar os Serviços de Portaria e Controle de Acesso
21 de novembro de 2019
serviços de jardinagem
Serviços de Jardinagem: Qual a Melhor Forma de Contratação?
26 de novembro de 2019

Paisagismo e Jardinagem: Qual a diferença?

paisagismo jardinagem
 

Paisagismo e Jardinagem:
Qual a diferença?

Ao pensar em uma reforma ou projeto de área externa sempre surge uma dúvida: contratar um serviço de jardinagem ou paisagismo? À primeira vista os serviços podem parecer iguais, entretanto com funções e objetivos diferentes, por isso é importante conhecer bem cada um deles.

O que é paisagismo?

paisagismo jardinagem

O paisagismo é muito mais do que criar um jardim ou organizar o espaço externo. O seu objetivo é realmente criar um projeto de ambientação coerente. É uma técnica mais profunda, por se tratar de mais do que simplesmente uma área verde. Ele trata de todo o planejamento do espaço. O maior objetivo é devolver, ao final do projeto, uma área de convivência que inspire mais tranquilidade e funcionalidade.

O paisagismo pede um estudo contínuo e profundo sobre o ambiente, a cultura local e os objetivos dos clientes. Existem estudos sobre o verde diminuir o stress e devolver mais qualidade de vida, mesmo em ambientes urbanos. E é nisso que o paisagismo entra, combinando cores, plantas diferentes e construções que unam tudo.

Não é só em espaços urbanos que o paisagista trabalha, ele pode projetar espaços rurais, equilibrando o ambiente. Um profissional paisagista faz um estudo geográfico profundo, de forma a conservar as características da região. Um projeto dessa classe não deve ser invasivo ou modificar diretamente o ambiente. A intenção é balancear a criação de um espaço de convivência e as particularidades já existentes.

O que é jardinagem?

paisagismo jardinagem

Jardinagem é um trabalho com jardins, assim como o próprio nome se refere. A ideia é ornamentar o espaço e fazer sua manutenção. O jardineiro tem a função de cultivar e manter as plantas, para isso ele precisa de um conhecimento profundo em botânica.

Os jardins geralmente são compostos de flores e vasos, todos com objetivos de criar uma beleza natural. O profissional precisa ter um conhecimento geográfico mais intuitivo, exigindo saber quais são as flores mais indicadas para aquele espaço.

Decidindo qual serviço contratar

paisagismo jardinagem

Como se pôde perceber, são dois trabalhos diferentes, mas um não exclui o outro. Quando se procura estes tipos de serviço, geralmente, se quer reformular o jardim. Mesmo que um jardineiro possa fazer um trabalho satisfatório ao deixar o espaço bonito, o paisagista entrega uma profundidade diferente.

Para um serviço completo e de qualidade é preciso buscar o trabalho de ambos. O paisagista vai entregar uma excelência técnica sobre o solo, projetar um ambiente funcional e dinâmico. Enquanto o jardineiro trabalha diretamente com a obra, garantindo as escolhas mais bonitas e que combinem com as condições encontradas.

Mas, no caso de não poder contratar a ambos, é preciso fazer uma análise das necessidades do espaço. Se o desejo for somente embelezar o ambiente, um serviço de jardinagem pode ser a melhor escolha. Especialmente, se a área externa já tiver um projeto definido, mas precisa de uma manutenção. O jardineiro trabalhará com as plantas existentes e técnicas para o plantio de novas mudas.

Na criação de um ambiente funcional é necessário o trabalho de um paisagista e uma equipe técnica. Pois será feito um trabalho apurado do espaço, garantindo a estética e o objetivo do projeto.

O ambiente criado por um paisagista é mais que um jardim, ele pode ter piscinas e até mesmo pequenas pontes, aproveitando algum riacho por exemplo. Por isso, estes projetos costumam trazer tranquilidade e inspiração aos ambientes.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat