A Terceirização de Serviços cresceu consideravelmente nos últimos anos. Desde 1990, as principais áreas que vem sendo terceirizadas são as operacionais. Profissionais de manutenção, limpeza e portaria.
De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), hoje existem no país mais de 12 milhões de trabalhadores terceirizados. Isso representa mais de 20% da população que trabalha com carteira assinada.
A Terceirização de Serviços continua crescendo no Brasil a uma margem de 5% ao ano. Isso acontece devido ao aumento da produtividade desencadeado por essa prática. Afinal, quando uma empresa concentra seus esforços no core business, ela deixa de ter preocupações paralelas às suas atividades-fim.
Um dos pontos mais importantes da terceirização de serviços é a oportunidade de a empresa ter mais disponibilidade para focar na sua atividade-fim com mais atenção e, assim, obter melhores resultados em seus negócios.
Todas as empresas envolvem-se com dois tipos de atividades: as principais e as secundárias. As principais são a finalidade da empresa, as responsáveis pelo seu sucesso e lucratividade.
Atividades secundárias também são necessárias, mas não representam para a empresa a fonte direta de seus lucros, nem são a ponte que a une com seu público consumidor.
Claro que são atividades importantes para o desenvolvimento da empresa (podem ser, inclusive, muito necessárias), mas são atividades que podem ser “delegadas” a outros.
Nesse contexto, entram em cena as empresas de terceirização de serviços, facilitando a vida das organizações e permitindo que elas possam dedicar mais tempo ao seu core business. Deixando a cargo das empresas terceirizadas a execução de atividades de natureza secundária.
As empresas podem trabalhar com mais foco e objetividade naquilo que, realmente, as interessa. Podem, dessa forma, investir com mais acerto em estratégias de marketing e no planejamento de metas, otimizando a produtividade e, consequentemente, os lucros.
A terceirização de Serviços é um modelo de trabalho muito vantajoso para as empresas. Isso porque, ao delegar a prestadores de serviços especializados as funções não essenciais, um gestor consegue focar em aspectos estratégicos do negócio.
Dessa forma, há uma considerável redução de custos, pois o investimento feito na terceirização de serviços é bem orientado e objetivo. Não há, por exemplo, desperdício de dinheiro com compra errada de materiais ou execução mal feita. Não é preciso também adquirir equipamentos e maquinários especiais, já que eles integram o patrimônio da empresa terceirizada.
Vale lembrar que boa parte das empresas terceirizadas dispõe de tecnologia avançada em equipamentos, o que garante execução eficiente e serviços de excelente qualidade.
Dedicar-se adequadamente ao seu core business é o maior investimento que uma empresa pode fazer. Isso pode ser prejudicado justamente por falta de tempo suficiente e pela dispersão da atenção dos gestores entre diferentes atividades da organização.
Encontrar estratégias que favoreçam o foco em seu core business contribui para que haja mais harmonia nos processo internos da empresa e um enfoque mais preciso em sua “ideia principal”.
Quando se atua em um segmento muito concorrido, trabalhar no core business torna-se ainda mais necessário.
O elevado nível de competitividade pode comprometer seriamente a rentabilidade de uma empresa e a necessidade de desenvolver um core business exclusivo torna-se mais urgente. Só é possível essa dedicação quando a empresa pode concentrar seus esforços e dedicação a essa finalidade.
Antes de contratar uma empresa de Terceirização de Serviços, é preciso tomar alguns cuidados, como analisar a reputação e o histórico da fornecedora de serviços. Também é indicado levantar as necessidades reais do seu negócio, de modo que o investimento possa ser mensurado e a terceirização de serviços possa valer a pena.
O conhecimento do seu negócio pela empresa de terceirização de serviços é um dos itens mais importantes a se avaliar. É muito importante que ela conheça sua área de atuação para que possa fornecer soluções compatíveis com suas atividades e necessidades, de modo que atuem como suporte para otimizar suas operações e não venha atrapalhar.
Por exemplo: No caso de terceirização de serviços de limpeza, a contratação de equipes inadequadas para tarefas críticas, especialmente aquelas que exijam maior desempenho, pode ser extremamente prejudicial à contratante.
A empresa de terceirização de serviços deve ser flexível, de modo a oferecer uma proposta de serviços sob medida, conforme as necessidades do seu negócio. Tendo também em vista a expansão de sua empresa para poder adequar-se às suas necessidades atuais.
Procure referências da empresa de terceirização de serviços, consultando outros empreendedores que já utilizam seus serviços, conferindo os comentários nas páginas específicas da internet, visitando o site oficial da empresa e acessando as informações disponíveis. Pode, inclusive, enviar mensagens, tirando dúvidas e se inteirando melhor do modo como ela trabalha.
Uma boa empresa deve se apresentar transparente e realizar trabalho limpo, respaldado na lei e com satisfação garantida pelos clientes.
Outro indício de idoneidade é o tempo de atuação da empresa. Se ela está ativa há muito tempo, já é um diferencial positivo. Pelo menos não correrá o risco de ver a empresa “desaparecer” sem concluir o trabalho, levando seu dinheiro e deixando encargos trabalhistas por resolver.
Se ela está há muitos anos em atividade é porque trabalha honestamente e presta serviços de boa qualidade.
Confira também o cumprimento dos prazos, a tecnologia disponível, o preparo de seus funcionários, o atendimento ao cliente, a prontidão nas respostas por parte dos responsáveis e lembre-se, (uma empresa honesta não tem o que esconder).
Finalmente, o que se pode concluir de tudo que foi explicado é que:
Terceirização é uma modalidade de prestação de serviços que tende a crescer sempre mais;
Para a empresa contratante, a terceirização traz muitas vantagens, como redução de custos e possibilidade de desenvolver com mais enfoque seu core business (aumentando produtividade e lucros);
É imprescindível escolher uma boa empresa para evitar problemas legais e usufruir serviços de boa qualidade (para isso, adote critérios de seleção e escolha);
Uma boa empresa tem um bom nome, muitos anos de atividade, exerce trabalho transparente e satisfatório, é legalizada e segue os preceitos da legislação em seus contratos;
A Canal Service é uma empresa de prestação de serviços e locação de mão de obra. Com 16 anos no mercado, nosso maior objetivo é promover a inovação no setor de facilities.
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