A Limpeza Profissional em Tempos de Pandemia

reduzir custos com facilities
Crise econômica: Como reduzir custos com Gestão de Facilities
27 de abril de 2020
como reduzir custos com a terceirização de serviços
Como Reduzir Custos com a Terceirização de Serviços
13 de maio de 2020

A Limpeza Profissional em Tempos de Pandemia

limpeza profissional pandemia
 
Neste post, vamos falar sobre a importância da limpeza profissional em tempos de pandemia, veremos dicas de prevenção e cuidados com as equipes de limpeza profissional:

Em meio à pandemia ocasionada pela COVID-19, inúmeros estabelecimentos operam com atividades reduzidas ou mesmo suspensão total das operações de trabalho. Em contrapartida, nas empresas e comércios de setores alimentícios e de saúde, como supermercados, farmácias e hospitais, o aumento da demanda exige, neste momento, novos hábitos na rotina, entre eles, a profissionalização da limpeza.

A limpeza profissional  atua como um mecanismo poderoso de prevenção e contenção de doenças infectocontagiosas. Por meio de uma rotina consistente e eficaz é possível garantir a segurança de clientes e funcionários no ambiente de trabalho.

A importância da limpeza profissional em tempos de Pandemia

limpeza profissional pandemia

Espaços diferentes exigem cuidados diferentes. Dependendo da frequência de uso ou finalidade, cada ambiente da empresa vai demandar uma rotina específica de limpeza, seja na constância da higienização ou nos produtos usados.

As empresas de limpeza profissional estão preparadas para apoiar a sociedade contra a proliferação dos casos de coronavírus, que ameaça o nosso país e o mundo.

Neste sentido, a Associação Brasileira de Limpeza Profissional (Abralimp) reforça que limpeza e saúde são fatores indissociáveis. “A limpeza profissional pode ser uma importante barreira para esse grande desafio de conter a epidemia. Acredito que nosso mercado institucional de limpeza vai ter cada vez mais importância na saúde humana”, afirma o presidente da Abralimp, David James Drake.

Por isso, é apontado que o mercado de limpeza profissional está preparado para utilizar produtos químicos para combater qualquer tipo de germes, bactérias e vírus. A correta limpeza das superfícies previne a contaminação por contato de objetos (mesas, maçanetas, telefones, computadores, elevadores e outros) em áreas de tráfego intenso de qualquer ambiente.

A limpeza profissional como forma de prevenção

limpeza profissinal pandemia

Novas medidas de segurança estão sendo adotadas por empresários e comerciantes para atender os clientes em meio à pandemia do novo coronavírus. Para seguir corretamente as orientações das organizações de saúde, é necessário, em alguns casos, aumentar a frequência da rotina de limpeza ou incluir novos equipamentos e produtos aos processos de higienização.

As empresas têm um papel importante no combate ao coronavírus por dois motivos principais. "Elas podem atuar na conscientização e disseminação de boas práticas de higiene e limpeza, e podem, ainda, reduzir a exposição de seus colaboradores por meio da adoção de produtos e processos de limpeza adequados.

Cuidados com as equipes de limpeza profissional

limpeza profissional pandemia

As equipes de limpeza também são treinadas a se proteger com o uso de equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para o processo de higienização. “A limpeza é o primeiro requisito para garantir a qualidade de vida de todos. Ela consiste em uma série de operações destinadas a tornar o ambiente adequado à vida das pessoas que ali vivem ou permanecem e incluem químicos, máquinas e procedimentos de limpeza.

De forma geral, a principal maneira de transmissão dos coronavírus se dá por contato próximo de pessoa a pessoa. Esse contato pode ser físico ou a permanência no mesmo local que a pessoa doente.  Assim, a população também tem papel importante, de seguir as orientações para a higienização correta das mãos e outros procedimentos que podem evitar a proliferação.

Dicas de prevenção

Algumas medidas de proteção são eficazes no combate a COVID-19. Confira as dicas selecionadas pela Abralimp, entre elas estão:

  • Lave bem as mãos e com frequência. Pode ser utilizado álcool gel ou água e sabão. Para uma higienização correta das mãos, a Abralimp recomenda a escolha de sabonete com ação microbiana;
  • A técnica certa de lavagem das mãos também inclui etapas como a lavagem do dorso das mãos, dedos e toda circunferência;
  • Evite tocar os olhos, nariz e boca sem ter higienizado as mãos;
  • Higienizar adequadamente com maior frequência os locais e superfícies de trabalho, como mesas, aparelhos telefônicos, teclados, mouses, controles remotos;
  • Ainda no trabalho, é importante realizar com frequência a limpeza de pontos de contato nos ambientes tais como: maçanetas, interruptores, botões etc;
  • Realizar a limpeza com os EPIs adequados como luvas, óculos de proteção, sapatos fechados e máscaras quando necessário;
  • Em locais com possibilidade de contágio, como hospitais com pacientes contaminados, o uso de máscara cirúrgica é fundamental;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como garfos, facas ou copos;
  • Evite contato próximo com pessoas que apresentam infecções respiratórias;
  • Evite contato com animais que possam estar doentes;
  • Caso apresente febre, tosse ou dificuldade de respirar, procure um médico e compartilhe com ele o seu histórico de viagens;
  • Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz;
  • Mantenha os ambientes abertos e ventilados;
  • Cozinhe bem alimentos como ovos e carne e evite o consumo de produtos crus de origem animal.

A conscientização da higienização é fundamental

limpeza e desinfecção de ambientes

Agora, mais do que nunca, é importante estar atento à limpeza das empresas, como hospitais, que lidam com indivíduos sintomáticos, e supermercados, que lidam diretamente com o manuseio de alimentos expostos, como frutas, verduras, legumes e carnes, por exemplo.

A falta de conscientização com a higiene desses ambientes é capaz de gerar graves consequências para a empresa e para todas as pessoas que frequentam esses espaços. As complicações podem ir desde queda no faturamento, percepção negativa da marca, baixa na produtividade da equipe e até contaminação de clientes ou funcionários.

No Brasil, o órgão responsável por fiscalizar tais irregularidades, na higiene, limpeza ou no manuseio de insumos, é a ANVISA, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A pasta estabelece que as medidas preventivas possam variar de multa financeira entre R$2 mil a R$1,5 milhão de reais ou, em casos mais graves, interdição total das operações de trabalho.


Como contratar uma Empresa de Limpeza Profissional

A Canal Service - Terceirização de Serviços de Limpeza profissional, está preparada para atender empresas de pequeno, médio e grande porte, no que diz respeito a higienização de ambientes para reduzir as chances de transmissão do novo Coronavírus. Contate-nos.


Fonte: Revista Higiplus - (Adaptada).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat