Crise econômica: Como reduzir custos com Gestão de Facilities

manual de limpeza profissional coronavírus
Manual para Profissionais de Limpeza durante a Pandemia do Coronavírus
15 de abril de 2020
limpeza profissional pandemia
A Limpeza Profissional em Tempos de Pandemia
6 de maio de 2020

Crise econômica: Como reduzir custos com Gestão de Facilities

reduzir custos com facilities
 
Reduzir custos sempre foi uma prioridade dentro das empresas em todas as épocas e momentos. Porém, atualmente este é um assunto mais falado do que nunca, devido à crise econômica causada pelo novo Coronavírus e pelas grandes dificuldades que as empresas vêm passando por conta do isolamento social.

No mercado de gestão de facilities não é diferente. É uma tendência natural que as empresas direcionem cada vez mais esforços ao seu próprio core business. Em tempos de crise, essa tendência se torna ainda mais evidente – e necessária.

reduzir custos facilities

Segundo dados da ABRAFAC (Associação Brasileira de Facilities), ao contratar uma prestadora de serviços, as organizações já economizariam verbas da ordem de 20% com infraestrutura. E se durante essa busca e contratação você se atentar a alguns outros pontos de atenção, pode acabar economizando ainda mais. Em tempos de baixo crescimento econômico, qualquer redução de custos é mais que bem-vinda.

Ou seja, reduzir custos com facilities é possível. Então, confira abaixo alguns pontos:

Contratação individual ou Empresa de facilities ?

Na hora de decidir entre a contratação individual ou pela empresa de facilities é preciso considerar alguns aspectos, como, por exemplo, os momentos de contratação e desligamento dos colaboradores, afinal, ao optar pela empresa de gerenciamento, todos os encargos e salários são responsabilidade da empresa de facilities, reduzindo em muito os custos com o funcionário. Essas e outras questões devem gerar um impacto no bolso da empresa contratante de até 20% de economia com infraestrutura. Como já vimos acima.

Tendências do Mercado de Facilities

reduizir custos com facilities

Entre as tendências do mercado de facilities está o crescimento da contratação desse tipo de serviço nos condomínios comerciais, onde a necessidade é enorme, indo desde a limpeza do edifício (andares, fachadas, áreas verdes, carpetes), passando pela recepção, copa, manutenções gerais e técnicas, chegando, muitas vezes, até o estacionamento do prédio, com manobristas e controladores de acesso, por exemplo.

No caso, específico, dos condomínios comerciais, há o compartilhamento de custos entre os condôminos, oportunizando para as empresas ali locadas oferecer conforto para seus clientes, algo que talvez não conseguissem, se dependesse apenas de seus recursos.

Vale ressaltar que, embora o aumento na lucratividade, especialmente em crises econômicas, seja importante para determinados setores, ele não é necessariamente a meta principal em algumas áreas.  Um bom exemplo está na área da saúde.

Neste mercado, podemos afirmar com convicção que hospitais têm muito a se beneficiar ao terceirizar a gestão de facilities e as operações de infraestrutura.

Em tais instalações, lida-se com o cuidado com a vida. Para o gestor de um hospital, poder dar foco total no tratamento dos pacientes, seguro de que o ambiente e os processos estão em sua melhor forma possível, é uma situação ideal.

Cuidados antes de contratar uma empresa de Facilities

reduzir-custos-com facilities

Outro cuidado é pesquisar sobre a empresa que deseja contratar, verificar se responde a muitos processos e quais os motivos desses processos, no caso de uma empresa com muitos processos trabalhistas, como não pagamento dos funcionários ou multas rescisórias fuja. Opte sempre por empresas idôneas que tratem com consideração a relação empresa-funcionário.

Crie metas e compare os indicadores

Não custa lembrar, entretanto, que é impossível falar em conformidade, confiabilidade, custos e gestão de facilities sem comparar indicadores.

Ao longo dos anos, percebemos que analisar o desempenho das áreas sob responsabilidade da prestadora de serviços é um requisito essencial. Construir em conjunto com o cliente os SLAs (Service Level Agreements) e definir metas são práticas que ajudam muito na sinergia entre empresa e prestadora de serviços.

Conclusão

Por todos esses motivos, não resta dúvida que períodos de turbulência econômica nacional não necessariamente se traduzem em ausência de oportunidades. Elas existem, sim, e o gestor com a capacidade de identificá-las terá um grande diferencial competitivo em seu favor.

Ao contratar uma empresa de facilities o gestor passa analisar os seus processos de outra forma e mais do que reduzir os gastos em si. Uma consequência natural desse processo é tornar a empresa mais produtiva e competitiva perante o mercado.

O empresário deve encarar a redução de custos como uma forma de realizar mudanças positivas na sua empresa, sair da zona de conforto e aumentar suas chances de crescer.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus colegas de trabalho ou deixe seu comentário:)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat