Como Reduzir Custos com a Terceirização de Serviços

limpeza profissional pandemia
A Limpeza Profissional em Tempos de Pandemia
6 de maio de 2020
por que terceirizar serviços de limpeza
Por que Terceirizar Serviços de Limpeza?
26 de maio de 2020

Como Reduzir Custos com a Terceirização de Serviços

como reduzir custos com a terceirização de serviços
 

Como Reduzir Custos com a Terceirização De Serviços

Para reduzir custos muitas empresas têm optado pela terceirização de serviços. Isso acontece porque ao terceirizar um setor, os gestores conseguem focar sua atenção nas principais atividades da empresa, ou seja, no seu Core Business.

Além disso, uma empresa que conta com a terceirização de serviços, também conta com uma melhora significativa na qualidade das operações e no aumento da produtividade da sua principal área de atuação.

Com todas essas vantagens, já é comum que gestores de pequenas, médias e grandes empresas procurem pelo serviço de terceirização, a fim de reduzir custos e aumentar a qualidade dos seus serviços. Porém, ainda existem muitas dúvidas em relação ao custo x benefício.

Por isso, decidimos esclarecer todas as dúvidas sobre como reduzir custos com a terceirização de serviços. Continue a leitura do artigo e veja as dicas importantíssimas, que te ajudarão em todo o processo!

O que é Terceirização de Serviços?

reduzir custos terceirização de serviços

Terceirizar significa passar para outra pessoa a obrigação de executar um determinado serviço. Ou seja, a partir do momento que você terceiriza uma atividade, transfere toda a responsabilidade da execução para uma pessoa física ou jurídica.

A empresa contratante passa a contar com um prestador de serviço para realizar uma atividade, que geralmente não está relacionado a sua principal. Dessa forma, um terceirizado pode ajudar a empresa a atingir seus objetivos finais de uma forma mais eficaz.

Cuidados necessários na hora de Terceirizar

reduzir custos terceirização de serviços

Se você cogita a possibilidade de reduzir custos com a terceirização de serviços, mas ainda se sente inseguro em contratar uma empresa especializada, não se preocupe. Aqui, você encontrará dicas necessárias para fechar o melhor contrato!

Um cuidado essencial antes de fechar o contrato é buscar empresas confiáveis no mercado. Essas empresas devem, sobretudo, ter capacidade técnica para desempenhar o trabalho. Em outras palavras, na hora de escolher a empresa, não se deve apenas analisar os custos e valores da contratação. Contudo, tenha muito cuidado com valores incoerentes ao praticado no mercado: preços muito acima ou muito abaixo do mercado exigem análise.

Um outro ponto fundamental é manter as tarefas bem definidas junto à contratante, determinando sistemas de controle e alguém responsável para auditar os resultados do contratado. É vital deixar tudo em contrato, estabelecendo as responsabilidades tanto da parte do contratante quanto da parte contratada.

Não esqueça que o contratante é co-responsável em caso de problemas com os colaboradores. Diante deste fato, é importante também acompanhar todas as questões legais, por exemplo os recolhimentos previdenciários e a ficha dos funcionários.

Por fim, para que não haja possíveis passivos trabalhistas na questão de vínculo, é importante distinguir bem os funcionários da contratada e da contratante. Em nenhuma hipótese pode haver a subordinação direta dos empregados da contratada com o contratante.

Para evitar situações como essa, solicite junto à empresa contratada, certidões negativas sobre encargos e tributos, referências financeiras e comerciais, ações trabalhistas, certificações de qualidade e planilhas de custos.

Atividades que podem ser Terceirizadas

Atualmente, a lei da terceirização permite não só terceirizar as atividades-meio, mas também, as atividades-fim das empresas. Sendo assim, qualquer atividade e/ou função pode ser terceirizada.

Porém, é importante ter em mente que nem todas devem ser terceirizadas. Uma sugestão importante é não terceirizar as atividades-fim da empresa. Funções ligadas diretamente ao negócio final devem continuar a ser executadas por colaboradores internos.

Mas são várias as atividades que podem ser terceirizadas e que a cada dia vem aumentando a busca, a-fim de reduzir custos e obter o aumento da produtividade e qualidade, como os serviços de limpeza, portaria, segurança, manutenção, jardinagem e muitos outros.

Como a terceirização auxilia na redução de custos?

reduzir custos terceirização de serviços

A terceirização de serviços permite que a empresa tenha um valor fixo de pagamento todos os meses, sem variações, o que possibilita uma melhor organização do fluxo de caixa.

Se fizermos uma comparação com os os valores pagos aos funcionários contratados, percebemos que estes costumam apresentar sempre uma variação, seja por condições de horas extras, compra de produtos e/ou equipamentos, entre outros aspectos.

Tudo isso, ainda pode ser somado a possibilidade de aumento de ganhos em larga escala, através de aplicação de procedimentos e treinamentos mais específicos ou com a utilização de maquinário correto.

Além do mais, a empresa contratante não tem obrigação de seguir as convenções coletivas específicas de cada setor, nem precisa equiparar nenhum benefício administrativo específico, gerando uma redução de custos significativa.

E se tratando de valores, podemos citar a redução no custo de recrutamento, seleção, admissão, demissão, substituição em caso de férias e faltas, por exemplo;

Vamos considerar os casos de cobertura de faltas, atestados e férias. Com a terceirização, o cliente não fica com o posto descoberto quando houver esse tipo de situação, já que a responsabilidade da substituição passa a ser da empresa que foi contratada para a execução do serviço.

Se fosse um funcionário interno, a empresa ou teria o custo de hora extra de outro trabalhador ou pior, não teria ninguém para fazer a devida cobertura.

Principais pontos que levam sua empresa a reduzir custos com a terceirização

reduzir custos terceirização de serviços

A terceirização é capaz de trazer grandes benefícios a curto, médio e longo prazo. E é responsável por otimizar o tempo dos gestores, permitindo que assuntos de maior importância para a empresa recebam a atenção necessária, sem que preocupações desnecessárias acabem tomando o lugar.

Confira abaixo os 4 pontos principais que levam sua empresa a reduzir custos;

1- Otimização de Tempo

Como já foi dito anteriormente, com a terceirização de serviços, você consegue garantir muito mais tempo de qualidade para sua empresa.

Com atividades gerenciadas por um terceiro, você deixa de ter preocupações que poderiam roubar tempo e energia, que são fundamentais para o crescimento da sua empresa.

Além disso, empresas que promovem a terceirização acabam investimento muito mais em capacitação de funcionários, proporcionando ao contratante, serviços de maior qualidade e confiança.

2 - Eficácia na Atividade-Fim

Na otimização do tempo, você entendeu a importância da terceirização como forma de ganhar mais espaço para investir na sua empresa, certo?

Ali, você entendeu que o tempo que deixa de ser gasto com certos serviços, pode ser empregado em assuntos que trarão crescimento para o seu negócio.

Agora, você também passa a saber que quando ocorre a terceirização de um serviço, a empresa contratante deixa de ter uma responsabilidade, podendo dedicar seu trabalho em outras áreas que realmente importem.

Não que as áreas que já foram citadas no texto, e que permitem terceirização, não sejam importantes. Elas são fundamentais. Mas quando um banco, por exemplo, precisa se preocupar com contratação, demissão, geração de folha de pagamento e etc, do serviço de segurança e limpeza, ele perde um tempo precioso, que poderia ser investido em assuntos bancários.

Então, nesse caso, reduzir custos com a terceirização de serviços é mais do que economia, é um investimento.

3 - Qualidade dos Serviços Prestados

Quando sua empresa é responsável pela contratação de serviços, as chances de encontrar profissionais inadequados é alta, aumentando seu trabalho e preocupação com recrutamento e seleção.

Quando você decide terceirizar essa função, encontra facilidades muito maiores.

Isso ocorre pois o mercado de terceirização vem crescendo muito, e com ele, a necessidade dos profissionais de se atualizarem e se qualificarem.

Sendo assim, você não terá preocupações em encontrar os funcionários adequados, confiando à empresa essa obrigação. E quando algo não estiver de acordo com seus padrões, a solução é muito mais simples: Pedir a substituição do funcionário terceirizado.

Dessa maneira, você não se preocupa com demissões, descontos, férias, e etc. E ainda recebe um serviço de muito mais qualidade.

4 - Crescimento da Empresa

Somando todas as vantagens citadas, é possível perceber que a empresa que investe em terceirização de serviços, tende a crescer em larga escala.

Com todas as atualizações e qualificações, terceirizar se torna uma opção viável e de grande visão para gestores que pretendem investir tempo e qualidade em suas empresas, mas também desejam reduzir custos.

É possível, a partir dessas vantagens, pensar em formas de expandir seu negócio, e alcançar novos objetivos, apenas reduzindo suas preocupações e ganhando mais tempo para planejamento.

Conclusão

reduzir custos terceirização de serviços

Como vimos, as vantagens da terceirização são cada vez mais inegáveis, principalmente em tempos de crise, como o que vivemos hoje. Entretanto, não se esqueça de que é preciso tomar alguns cuidados para que a terceirização ajude a sua empresa a reduzir custos.

Pense no tempo que você poderá ganhar, nas obrigações que deixará de ter, e no serviço de qualidade que poderá receber, sem precisar se preocupar.

Sua empresa já terceiriza algum serviço? Qual? Se não, está pensando em terceirizar alguma atividade? Entre em contato com a Canal Service através do WhatsApp e converse com um especialista no assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat